Doria quer implantar ‘ônibus digital’ e outras tecnologias para o transporte de SP

Brasília (DF) – A gestão do prefeito João Doria (PSDB) deve lançar no mês que vem uma licitação para reformular os contratos dos ônibus de São Paulo pelos próximos 10 anos. Entre as medidas a serem implantadas, estão a instalação de câmeras em todos os ônibus da cidade, tempo de espera das linhas exibido em painéis eletrônicos nos pontos de parada e rastreamento da forma como dirige cada motorista do transporte coletivo para vigiar quem excede a velocidade. Para os passageiros, o tucano estuda a opção de uso do Bilhete Único em lojas e no pagamento de táxis e aplicativos como Uber.
De acordo com o jornal Folha de S. Paulo desta quarta-feira (12), esse cenário já é realidade em Seul, metrópole que será visitada a partir de hoje pelo prefeito, que pretende “importar” experiências de sucesso que levaram ao reconhecimento internacional da qualidade do transporte coreano.
As mudanças que Doria pretende implementar na capital já estão consolidadas em seu plano de gestão, que quer delegar parte dessas exigências às próprias empresas de ônibus. Elas economizarão porque poderão retirar os cobradores dos veículos, mas terão que assumir novas atribuições, como a manutenção de terminais e provavelmente também de corredores de ônibus.
A prefeitura testará inclusive câmeras inteligentes, capazes de dar alerta para comportamentos atípicos dentro dos ônibus – como passageiros pulando a catraca ou entrando pela porta traseira. Segundo a reportagem, um equipamento desses já foi instalado e entrará em funcionamento nas próximas semanas.
Em visita à central de controle de Seul, que servirá de inspiração para Doria, o jornal averiguou que, além da rede de metrô, todos os mais de oito mil ônibus da capital coreana são acompanhados em tempo real. A localização, a velocidade e a quantidade de passageiros de cada veículo são informadas on-line. Para os usuários, um dos principais benefícios é a confiabilidade do chamado “esperômetro” – demora de cada linha exibida em painéis eletrônicos nos pontos e atualizada a cada 40 segundos.
Bilhete Único
Outro modelo exitoso em Seul é a gestão do T-Money – Bilhete Único local, que se consolidou como forma de pagamento não só de ônibus e metrô, como em lojas e táxis, que têm mais de um terço das corridas pagas com esse cartão.
A ideia de Doria é fazer uma concessão do Bilhete Único paulistano à iniciativa privada, que poderia explorar a base de clientes e transformá-lo num tipo de cartão de crédito. O plano da gestão tucana de expandir a utilização desse cartão para táxis e Uber foi discutido no último ano da gestão do prefeito Fernando Haddad (PT), mas não saiu do papel.