Duarte Nogueira promove mutirão regional de combate ao Aedes aegypti, em Ribeirão Preto
Brasília (DF) – Mais de 200 pessoas participaram neste sábado (18), em Ribeirão Preto (SP), do 2º Mutirão Regional de Combate ao Aedes aegypti, ação planejada pela prefeitura em parceria com o Grupo EPTV, afiliado da Rede Globo. O objetivo era eliminar os criadouros do mosquito que transmite a dengue, a chinkungunya, o zika vírus e a febre amarela. As informações são de reportagem do portal G1.
Um dos voluntários do mutirão, o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) agradeceu a todos pelo engajamento e colocou a mão na massa, recolhendo lixo de terrenos e praças da região. Na cidade, que registrou 57.632 casos de dengue em 2016, foram recolhidas 40 toneladas de lixo e entulho, totalizando nove caminhões.
Agentes de saúde e voluntários também saíram pelos bairros da Zona Leste de Ribeirão Preto, conscientizando os moradores acerca da importância da prevenção e vistoriando possíveis criadouros do mosquito, como ralos e até mesmo reservatórios de água nas geladeiras.
Para o presidente da Defesa Civil, Renato Catita, o trabalho teve um balanço positivo. “Nos reunimos nesta praça e, após a coleta de lixo e galhos, partimos para outros pontos do bairro. Esses caminhões totalizam quase 40 toneladas de entulhos, lixos e outros objetos que colaboram com a transmissão da dengue. Agentes da Secretaria da Saúde estão visitando as casas entregando material consultivo e educativo sobre o combate e, logicamente, também orientando a população sobre como combater esse mal da saúde pública”, destacou.
Sob o comando de Duarte Nogueira, as ações de combate ao Aedes aegypti têm se intensificado e se tornado mais eficazes. Os casos de dengue, por exemplo, registraram uma queda de 99,36% em janeiro, em relação ao mesmo período do ano passado.
Leia AQUI a íntegra da reportagem do portal G1.