Eduardo Graeff registra avanço dos indicadores sociais

Notícias - 23/05/2002

O assessor especial da Presidência da República, Eduardo Graeff, acaba de falar sobre “Inclusão Social: As Políticas e os Avanços nos Últimos”. Eduardo Graeff fez um balanço sobre os avanços sociais e econômicos obtidos desde a implantação do Plano Real, em 1994, procurando derrubar alguns mitos disseminados ao longo dos últimos anos, como fato de o Real ter contido a inflação à custa da renda do trabalhador.

Segundo Graeff, ao contrário do que se fala, a curva do salário mínimo tem sido ascendente nos últimos oito anos. qualquer que seja o critério utilizado. Para ele, os números apresentados poderiam ser considerados repetitivos, mas não o são, pois “não se deve ter cerimônia de repetir os fatos, que falam por si mesmos”.

Em sua apresentação, Graeff mostrou que a produção de alimentos também tem sido positiva e que hoje os brasileiros consomem mais proteínas. Entre outros dados que confirmam o crescimento e a elevação de indicadores sociais, o assessor especial da Presidência da República citou o aumento do número de linhas telefônicas, o salto do número de alunos na escola, a queda da taxa de analfabetismo, sobretudo na infância, a reforma agrária, os agentes comunitários de saúde e os programas de transferência de renda que efetivamente levam até o dinheiro o bolso do trabalhador. Mostrou ainda que os gastos sociais, nos últimos anos, a despeito da política fiscal, vêm crescendo e atingem hoje a cifra de R$ 138 bilhões.

X
23/05/2002