Eduardo Leite cresce e se posiciona em primeiro lugar em pesquisa de intenções de voto

Eduardo Leite, candidato ao governo do Rio Grande do Sul pelo PSDB, teve um crescimento considerável nas intenções de voto. De acordo com a nova pesquisa do Ibope, realizada nessa quinta-feira (27), o candidato aparece com 30%, seguido por José Ivo Sartori (MDB) com 29%.
Conforme a última pesquisa divulgada em 21 de setembro, Sartori dominava o cenário com 31%, seguido de Leite (26%), Miguel Rossetto (12%), Jairo Jorge (6%), Julio Flores (1%), Mateus Bandeira (1%) e Roberto Robaina (1%). Brancos e nulos somavam 13%. Já os que não sabiam, somatizavam 10%. O candidato Paulo de Oliveira (PCO) não pontuou nessa pesquisa.
De acordo com simulações de segundo turno realizada pelo Ibope, no cenário em que Eduardo Leite disputa com José Ivo Sartori, o psdbista vence com 43% das intenções de voto, enquanto Sartori acumularia 34%. No quadro em que leite disputa com Rossetto, o tucano venceria do petista com 49% dos votos contra 23%. Já na simulação em que José Ivo Sartori disputa com Miguel Rossetto, o emedebista venceria com 44% contra 32%.
No levantamento, o Ibope perguntou aos eleitores em quem eles não votariam para o cargo de governador e Sartori dominou a pesquisa com 32%. Leite apareceu em quinto lugar, com apenas 11% de rejeição. O instituto ouviu para esta última pesquisa, 1.806 eleitores de 92 municípios, com idade a partir de 16 anos, nos dias 24, 25 e 26 de setembro.
Ana Clara Arantes, estagiária sob supervisão