Educação Fiscal é tema de oficinas em escolas municipais de Maceió

Imprensa - 17/08/2016

IMG-20160815-WA0023-300x169A Secretaria Municipal de Finanças leva Educação Fiscal para escolas municipais, por meio de uma parceria com a Guarda Municipal, que desenvolve o projeto Guarda Faz Escola. As oficinas de educação fiscal acontecem, mensalmente e visam levar a sensibilização para a prática da cidadania.

A Secretaria Municipal de Finanças formou duplas de facilitadores para que mais pessoas fossem envolvidas no trabalho da Educação Fiscal. Cada dupla assume uma oficina por mês e tem 40 minutos me média para trabalhar em sala de aula o tema com as crianças. Até o final do ano mais 4 escolas serão beneficiadas.

“Através de atividades lúdicas, a gente mostra o que significam os impostos, o que eles representam para a gestão e qual o papel de cada cidadão no processo de investimentos da cidade. Eles se divertem e aprendem sobre o tema”, disse Danielle Cavalcante, coordenadora de atendimento da Secretaria Municipal de Finanças e facilitadora na oficina.

“A participação do Programa de Educação Fiscal nas ações do Guarda Faz Escola é muito importante porque é a porta de entrada para que a escola consiga trazer discussões sobre o tema. Mas, o que queremos mesmo é que cada criança possa tomar consciência do que é cidadania e que os impostos são importantes e necessários para que o poder público possa oferecer serviços à população, além de mostrar que também o nosso papel como cidadão não é apenas pagar os impostos, mas, inclusive, acompanhar a aplicação deles”, disse Isis Correia, coordenadora do Programa de Educação Fiscal, pela SMF.

Outras ações estão sendo planejadas para o fortalecimento do programa no município. Nas oficinas de educação fiscal, os alunos participam de uma aula dinâmica e ganham brindes com jogos educativos.

A última edição do projeto Guarda Faz Escola, foi realizada no dia 13 de agosto, na Escola Sagrado Coração de Jesus, de Cruz das Almas. Cerca de 60 crianças participaram da oficina de educação fiscal que mostrou a importância dos tributos para o desenvolvimento das cidades.

*Do portal da prefeitura de Maceió

X
17/08/2016