Em BH, Anastasia conversa sobre educação com professores da rede estadual

Notícias - 14/08/2018
Foto: Divulgação

Na noite dessa segunda-feira (13), o senador e candidato ao governo de Minas pelo PSDB, Antonio Anastasia, se reuniu com diretores e professores da rede pública estadual, na região do Barreiro, em Belo Horizonte. Durante o encontro, respondeu perguntas e ouviu reivindicações da categoria que tem sofrido com constantes atrasos salariais e a descontinuidade de programas pedagógicos que garantiram a Minas, por muito tempo, destaque nacional na qualidade do ensino público.

“Ninguém administra um Estado como Minas sem ter planejamento. Em 2003, fizemos um estudo de como poderíamos avançar. Diante disso foram traçados diversos programas e projetos com metas, resultados esperados, alocamos recursos para a qualificação do professor, o Programa de Intervenção Pedagógica ou Poupança Jovem… A situação hoje lamentavelmente não é a mesma”, afirmou Anastasia.

Para Anastasia, não se pode fazer nesse momento um plano de governo mirabolante se não tem dinheiro para fazer o básico. “Todo esforço será para colocar ordem na casa e isso significa as finanças em condições razoáveis para voltar a pagar no quinto dia útil, para pagar os municípios que não estão recebendo. Porque no momento em que os municípios não recebem sua cota constitucional, eles não pagam os seus professores, pois ele não recebe o Fundeb”, destaca.
O senador ainda lembra que os recursos para o transporte escolar também não estão sendo pagos, o que impede o transporte de alunos. E que quando o professor não recebe em dia, ele perde o estímulo de trabalhar. “O resultado? Quantos dias de aulas foram perdidos ao longo deste ano?”, questionou.

A retomada de projetos pedagógicos que estimulem o aprendizado dos estudantes e também a valorização e a qualificação dos profissionais da educação, segundo Anastasia, deverão vir depois do reequilíbrio das finanças do Estado. “Vamos reduzir despesa desnecessária, reduzir a área meio ao mínimo possível e o recurso que existe vamos investir na área fim. Será uma redução como Minas nunca viu, caso eu ganhe as eleições”, destacou.

X
14/08/2018