Em conversa com a comunidade negra, Anastasia reforça apoio à preservação das manifestações culturais

Notícias - 29/08/2018
Foto: Hugo Cordeiro

O candidato ao governo do Estado pela Coligação Reconstruir Minas, Antonio Anastasia, acompanhado pelo seu candidato a vice-governador, Marcos Montes, participou de encontro na manhã desta quarta-feira (29/08), em Ituiutaba, com representantes de movimentos culturais da comunidade negra e indígena de toda a região do Pontal e do Triângulo Mineiro. Anastasia afirmou que as manifestações culturais, caso eleito, receberão seu total apoio.

“É dever do poder público cultivar e proteger a nossa cultura. A cultura brasileira é muito rica. Ela tem aspectos que vieram dos nossos indígenas, ela tem aspectos que vieram dos afrodescendentes, aspectos que foram criados no próprio Brasil, em razão da grande identidade cultural. Essa é uma das funções do poder público. O poder público não realiza cultura, mas estimula, protege e fomenta. Então esse trabalho será feito com muito empenho por nosso governo, caso eleitos”, afirmou Anastasia.

Durante a conversa, o candidato pela Coligação Reconstruir Minas ouviu reivindicações dos representantes do movimento negro em favor da inclusão social. “Esse encontro com as lideranças, não só de Ituiutaba, mas de toda região do Pontal e do próprio Triângulo, foi essencial, pois falamos sobre a preservação da cultura negra em todo o Estado. Conversamos sobre as manifestações do congado, questões relativas à capoeira, ao ensino, sobre a necessidade de respeito às tradições que fazem parte do patrimônio cultural de Minas Gerais. Reitero aqui o nosso respeito às tradições da cultura da comunidade negra e, sobretudo, a necessidade de oferecermos oportunidades para favorecer a inclusão de todos os segmentos da nossa sociedade”, reforçou.

O vereador de Ituiutaba Vilsomar Paixão contou a Anastasia que compreende a atual situação financeira do Estado, mas indicou ser fundamental que o governo mantenha o apoio financeiro para manutenção e fomento das tradições culturais.

“A comunidade negra de Ituiutaba tem um clamor e precisa pedir ajuda. A gente sabe que os recursos estão escassos, que o governo estadual não tem repassado os recursos devidos. Mas nossas festas culturais sofrem, todo ano, com essa falta de recursos. Tenho certeza que, com o senhor eleito, a gente vai ter políticas voltadas para nossa comunidade e projetos sociais que atendem todos os grupos e classes como o congado, a capoeira, que tanto nos ajudam a tirar as crianças das ruas”, explicou o vereador.

A representante da Fundação Zumbi dos Palmares, Iza Costa, relembrou que, no tempo de Anastasia, a Fundação Educacional de Ituiutaba foi incorporada pela Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg), proporcionando assim que os jovens negros tivessem mais acesso ao ensino superior. “O senhor muito contribuiu para a nossa comunidade negra e carente. Quando o senhor anexou a nossa faculdade à Universidade Estadual, isso abriu espaço para a comunidade, instituindo a gratuidade do ensino superior. Hoje o número de alunos negros cresceu em função dessa gratuidade. Agradecemos a coragem, pois foram 20 anos de luta de Ituiutaba e região e foi o senhor que assinou esse decreto que tornou a nossa antiga faculdade parte da Universidade Estadual”, destacou Iza.

X
29/08/2018