Em defesa do meio ambiente

Notícias - 19/05/2000

A atuação do PSDB na Câmara dos Deputados, respaldando os objetivos do governo Fernando Henrique, foi decisiva esta semana para se evitar que prosperasse a perigosa tentativa de mudar o Código Florestal Brasileiro. Projeto do deputado Moacir Micheletto (PMDB -PR) propunha alterações no Código que, na prática, reduziriam de 80% para 50% a área mínima de reserva florestal nas propriedades rurais da Amazônia, enquanto na região do Cerrado, essa área de proteção cairia de 35% para 20%.
Desde que o projeto foi aprovado por uma comissão mista, dominada pelos interesses pouco patrióticos daqueles que só vêem o lucro à sua frente, sem entender que a preservação ambiental é hoje fator estratégico do desenvolvimento sustentado de uma Nação, o PSDB se posicionou contrariamente à proposta. “A Amazônia é inegociável“, definiu com vigor o líder do partido na Câmara dos Deputados, Aécio Neves.
Junto com outros partidos, o PSDB conseguiu adiar a tramitação da proposta, abrindo caminho para que a Medida Provisória do presidente Fernando Henrique que instituiu o Código Florestal seja reeditada. E os tucanos vão continuar trabalhando para evitar definitivamente este verdadeiro crime de lesa pátria que se pretende contra o nosso meio ambiente.
A degradação do meio ambiente, ou sua exploração irracional, não significam apenas a redução de uma riqueza que é limitada e precisa de tempo para sua renovação. Representam também aumento dos gastos públicos e piora na qualidade de vida para a população. O PSDB defende a preservação ambiental com a certeza de que é perfeitamente possível compatibilizá-la com o crescimento econômico do país e a geração de empregos, que tanto precisamos.
Esta semana o presidente Fernando Henrique, ao anunciar a campanha Amazônia Fique Legal, deixou clara a posição dos tucanos na questão ambiental: “A conservação das riquezas naturais da Amazônia é ponto de honra para o Brasil e nós vamos continuar trabalhando para isso“.
Só aqueles que agem por ignorância e ou a má-fé podem pretender uma exploração indiscriminada da natureza. Ela é um dos nossos grandes patrimônios, um diferencial em relação a tantas outras Nações do mundo. Sempre que houver qualquer tentativa que coloque em risco a riqueza ambiental brasileira, o PSDB estará na linha de frente da sua preservação.

X
19/05/2000