Em primeira agenda internacional, ministro Aloysio Nunes vai a Buenos Aires para discutir Mercosul

Notícias - 09/03/2017

Brasília (DF) – O ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira (PSDB), participa, nesta quinta-feira (09), de sua primeira agenda internacional. O tucano se reúne em Buenos Aires com a chanceler argentina Susana Malcorra para discutir acordos bilaterais e o Mercosul. Esta é a primeira viagem de Aloysio Nunes como ministro desde que tomou posse do cargo, na última terça-feira (07). As informações são de reportagem do jornal Folha de S. Paulo.

Segundo a publicação, após o encontro com Susana Malcorra, o ministro das Relações Exteriores do Brasil participa de uma reunião entre os chanceleres do Mercosul, que também contará com a presença do representante do Paraguai, Eladio Loizaga, e o uruguaio Rodolfo Nin Novoa.

Vale lembrar que esta será a primeira reunião de chanceleres do Mercosul desde dezembro, quando o grupo foi interrompido pela chegada intempestiva da representante venezuelana Delcy Rodríguez, que não foi convidada. A Venezuela foi suspensa do bloco no último ano por ignorar uma série de normas que devem ser cumpridas pelas nações integrantes do Mercosul.

Além da situação venezuelana, a reunião desta quinta-feira também deve discutir o avanço do acordo de livre comércio entre Mercosul e a União Europeia, e uma série de outros tratados já sugeridos para estreitar as relações do bloco com outras partes do mundo.

“Estamos buscando outros países e blocos para negociar tratados, enquanto insistimos no da União Europeia”, completou a chanceler argentina Susana Malcorra.

Leia AQUI a íntegra da reportagem do jornal Folha de S. Paulo.

X
09/03/2017