Encontro traz nomes nacionais
Cerca de dez mil pessoas participaram na tarde de ontem da pré-convenção do PSDB, que lançou como candidato ao governo o vice-prefeito de Curitiba Beto Richa. Lideranças nacionais do partido compareceram ao “mega show“ montado no Marumby Expo Center, como o candidato à presidência da República, José Serra, o presidente do diretório nacional, José Anibal, o presidente estadual Basílio Villani, e Lila Covas, viúva do ex-governador de São Paulo, Mário Covas.
Richa afirmou que sua candidatura está confirmada, e que conta com o apoio do partido. “Minha pré-candidatura já está colocada desde o ano passado, e está crescendo e tomando corpo. É irreversível o partido ter candidato próprio e é consumado o meu nome. Minha candidatura nasceu dentro do PSDB, e ganhou apoio de outros partidos. Se o PFL me apoiar quero o apoio do Jaime Lerner e do prefeito Cássio Taniguchi“.
Ele acredita na aliança com o PFL. “A concretização da aliança nunca esteve tão próxima e este tem sido o desejo dos deputados estaduais, que tem se intensificado após a verticalização. Deveremos anunciar a coligação na semana que vem“, contou. Dentro da aliança Richa espera também o apoio de outros partidos.
“No Paraná, se o PMDB tiver candidato próprio não existe a menor possibilidade de abrir um canal de negociação. Com o PFL a discussão está acontecendo há algum tempo, e ele deverá indicar o meu vice“. Afirmou ainda que está preparado para qualquer tipo de ataque que poderá sofrer durante a campanha eleitoral. “Desses candidatos que estão aí eu espero de tudo, mas estou preparado. Não tenho nada do que me envergonhar, e estou caminhando de cabeça erguida“, disse. Nem as denúncias de caixa 2 na campanha de Cássio Taniguchi o preocupam. “As pessoas sabem de onde partiram e meu nome nunca foi envolvido. Agora tentam, oportunamente, me envolver. Mas eu acredito na justiça e no prefeito, que é um homem honrado e dá sempre o melhor de si para a cidade. A população já não acredita mais neste tipo de factóide“.
O presidente nacional do PSDB, José Aníbal, lembrou que ainda há tempo para definir as coligações, e crê que muitos partidos deverão se aliar ao PSDB. “As coligações acontecerão a seu tempo, o processo não se concluirá antes das convenções. Nós já temos nossos candidatos, e é importante ter alguém com visão como o Beto; e ter o Serra para dar continuidade ao governo do Fernando Henrique“.
Para Aníbal, o bom desempenho de Luiz Inácio Lula da Silva nas pesquisas não assusta. “O pior governador do País é o do Rio Grande do Sul (Olívio Dutra), e o pior prefeito entre as capitais é a de São Paulo (Marta Suplicy). Isso é o PT no governo, diferente do que acontece com o PSDB“, opinou.