Encontros preparatórios para o Congresso do PSDB aconteceram em todo o país

Notícias - 08/12/2019

Diretórios do PSDB em todo o país realizaram encontros estaduais preparatórios para o Congresso Político Nacional do partido, que aconteceu em Brasília neste sábado (07/12). Os encontros reuniram tucanos em Rondônia, Distrito Federal, Piauí, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Alagoas, Rio Grande do Sul, Pará, São Paulo, Bahia, Amazonas, Acre, Roraima, Maranhão, Santa Catarina e Rio de Janeiro, Paraná, Pernambuco e Amapá.

Confira os melhores momentos desses encontros!

Pernambuco
“Vamos fortalecer o PSDB escutando e articulando as nossas bases e os novos quadros para que o partido saia fortalecido nas eleições de 2020.” Foi assim que a presidente do PSDB de Pernambuco, deputada Alessandra Vieira, iniciou, no dia 04/12, sua fala no Congresso Estadual do partido.

“Somos um partido com história, de grandes serviços prestados ao Brasil e a Pernambuco. Somos o presente e o futuro. Por isso, esse congresso estadual foi tão importante. Poder escutar nossos gestores, lideranças e, principalmente, nossos filiados e simpatizantes nos faz acreditar que estamos no caminho certo. E estamos apostando e trabalhando nos novos quadros para que 2020 seja de vitória”, afirmou Alessandra.

O Congresso Estadual contou com os nomes de força do PSDB pernambucano como a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, e o ex-governador João Lyra. Além deles, estiveram presentes prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças tucanas.

Paraná
Cerca de 150 pessoas participaram na terça-feira (03/12) do Congresso Estadual do PSDB-PR. Durante o evento foram realizadas palestras e debatidos temas referentes a participação da população na política pública, reforma tributária, educação, desenvolvimento econômico e assistência social.

“O PSDB trabalha para ampliar cada vez mais o diálogo e participação da população para a construção de políticas públicas. A iniciativa do congresso nacional e os encontros estaduais, que acontecem em todo país, mostram que o partido quer conhecer os anseios da população e apresentar posições firmes e claras sobre temas que afetam diretamente a vida dos brasileiros”, disse o deputado estadual Paulo Litro, presidente do PSDB-PR.

Amapá
A presidente do Tucanafro, Gabriela Cruz, representou a Executiva Nacional do partido no Congresso Estadual do PSDB do Amapá. Com debates bastante propositivos, o diretório demonstrou a organização e a força do partido no estado. Mais de uma centena de tucanos amapaenses participaram do encontro, que acontecu em Macapá, no dia 03/12.

Rio de Janeiro
O governador de São Paulo, João Doria, participou do congresso estadual do Rio, no domingo (01/12). Aos presentes, ele defendeu a participação mais ativa dos jovens na política “Precisamos inspirar, conversar, dialogar e valorizar os jovens. E dar espaço de fato para o exercício da cidadania e do poder, tanto no Legislativo quanto no Executivo”, disse Doria.

Comandado pelo presidente estadual do PSDB, Paulo Marinho, o encontro marcou ainda a filiação do ex-ministro Gustavo Bebiano ao partido.

Santa Catarina
Em Florianópolis, no sábado (30/11), o congresso estadual referendou a indicação da deputada Geovania de Sá para a presidência do PSDB catarinense. Ela é a primeira mulher a comandar o partido no estado e fica no cargo até maio de 2021.

Maranhão
Com a presença de grande militância e lideranças de todos os diretórios municipais, o PSDB do Maranhão também realizou no sábado (30/11) sua etapa preparatória para o Congresso Nacional do partido. Comandado pelo senador Roberto Rocha, o encontro foi uma oportunidade para debater temas relevantes para a agenda do país, como desenvolvimento econômico, reforma tributária, meio ambiente, saúde, educação e sistema eleitoral.

“Estamos dando um passo importante para construirmos um novo PSDB no Maranhão e no Brasil”, afirmou Rocha. O presidente da Diversidade Tucana, Edgar de Souza, representou o

Acre
Sob o comando da presidente do PSDB do Acre, deputada federal Mara Rocha, o partido se reuniu no sábado (30/11) com a presença de filiados de várias regiões do estado. Participaram do congresso o vice-governador Rocha, o deputado estadual Cadmiel Bonfim, do pré-candidato a prefeito de Rio Branco Minoru Kinpara. A presidente da Juventude do PSDB, Júlia Jereissati, representou o presidente nacional Bruno Araújo.

Bahia
Segurança pública foi o grande tema do Congresso Estadual do PSDB na Bahia, que aconteceu em Salvador, na sexta-feira (29/11). Cerca de 100 filiados se reuniram sob o comando do deputado federal Adolfo Viana, presidente do PSDB baiano.

Amazonas
Também na sexta, os tucanos do Amazonas se reuniram em Manaus para debater as pautas que serão levadas ao Congresso Nacional do PSDB. O encontro foi comandado pelo presidente estadual do partido, Arthur Virgílio Bisneto.

Alagoas
O encontro estadual de Alagoas contou com a presença do presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo. Cerca de 300 pessoas, de várias partes do estado, lotaram a “arena democrática” que foi montada na sede do PSDB-AL, no sexta (23/11) em Maceió. Os debates foram abertos pelo senador Rodrigo Cunha, presidente estadual do partido, pelo prefeito de Maceió, Rui Palmeira, pela deputada estadual Cibele Moura e pela presidente de honra do PSDB-Mulher, Solange Jurema.

Bruno Araújo disse que este é um momento de pensarmos no presente e no futuro, discutindo livremente os temas que são importantes em nossas vidas. “É o momento de nos darmos as mãos e perguntarmos qual é o PSDB que queremos, qual é o Brasil que queremos e que nossos representantes devem cuidar a partir de lá. E nada melhor que essa tenda democrática para a gente reunir as pessoas que têm compromisso com a vida pública”, afirmou.

Rio Grande do Sul
Bruno Araújo também foi recebido pelos tucanos gaúchos, acompanhado do presidente nacional do ITV, deputado Pedro Cunha Lima. As boas práticas no âmbito da gestão pública mobilizaram centenas de filiados, lideranças regionais, parlamentares e gestores do partido no Rio Grande do Sul, no sábado (23/11), em Porto Alegre.

O governador Eduardo Leite expôs as razões das reformas apresentadas pelo governo do Estado para superação da crise financeira estrutural vivida. As boas práticas tucanas foram complementadas por painéis que trataram da formação de pré-candidatos para as eleições 2020 em áreas estratégicas, como comunicação, assessoramento jurídico e financeiro das campanhas eleitorais.

“Vamos motivar e trabalhar para as eleições do próximo ano, fortalecer o PSDB. Não queremos apenas ganhar eleições, buscamos melhorar a qualidade de vida dos cidadãos”, destacou Bruno Araújo, reforçando que o Congresso Político Nacional do PSDB será essencial para dialogar e oferecer caminhos que atendam às demandas atuais da sociedade.

Pará
Também no dia 23/11, foi realizada a etapa paraense de preparação para o Congresso do PSDB. O encontro reuniu em Belém pré-candidatos a prefeito e a vereador, presidentes de segmentos partidários, os deputados federais Nilson Pinto e Celso Sabino, o prefeito Manoel Pioneiro (Ananindeua) e a executiva nacional representada pela presidente do Tucanafro, Gabriela Cruz.

Após as 6 palestras (educação, saúde, segurança, agricultura, combate à pobreza, desigualdades regionais), foram criados grupos de trabalho com a finalidade de elaborar propostas para o Brasil, que serão entregues na etapa final do Congresso, em Brasília.

São Paulo
O presidente do PSDB-SP, deputado Marco Vinholi, e o presidente do ITV-SP, Flávio Amary, coordenaram os debates no Congresso Estadual do PSDB de São Paulo. Os tucanos paulistas analisaram propostas, em todas as áreas, para a construção das teses que serão apresentadas no Congresso Nacional do PSDB. O encontro, que aconteceu na capital paulista, também no dia 23/11, contou com a presença do presidente do diretório paulistano, Fernando Alfredo. A executiva nacional foi representada pelo presidente do Diversidade Tucana e prefeito de Lins, Edgar de Souza.

Distrito Federal
A prévia para o congresso partidário demonstrou que o PSDB distrital está preparado para fortalecer a atuação da legenda. O evento aconteceu no dia 09/11 e foi comandado pelo senador Izalci Lucas, presidente do PSDB-DF. Em seu discurso para os cerca de mil filiados presentes em Brasília, ele lembrou que o PSDB é o partido responsável por trazer a estabilidade econômica para o Brasil com o Plano Real. O parlamentar ressaltou que a atual direção da legenda, juntamente com todos os seus filiados, está trabalhando para construir um novo PSDB no Distrito Federal.

“Estamos aqui renovando os nossos objetivos e compromissos históricos como a defesa da democracia, o combate à pobreza e às desigualdades, a busca pela igualdade de oportunidades para todos, a eliminação de privilégios, a prestação de serviço público de melhor qualidade, o enfrentamento da criminalidade, comprometimento com a economia liberal e a livre iniciativa, o equilíbrio fiscal e a sustentabilidade”, destacou senador.

Piauí e Ceará
Tucanos piauienses e cearenses fizeram seus encontros no dia 11/11.  Em Fortaleza, a reunião preparatória foi comandada pelo presidente do diretório estadual, Luiz Pontes, que falou sobre as posições que os delegados irão defender no encontro nacional, a partir das áreas temáticas pré-definidas pelo partido. “Vamos tratar das questões mais relevantes para a agenda do PSDB e do país”, afirmou o dirigente tucano.

Em Teresina, cerca de 150 filiados compareceram ao ato, comandado pelo presidente do PSDB-PI, Luciano Nunes, e pelo prefeito da capital, Firmino Filho. Nunes afirmou que o encontro fortalece a presença do partido no estado.

Minas Gerais
O PSDB é um partido erguido atento ao pulsar das ruas e longe das benesses do poder, ou seja, em nossa cabeça não há que se falar em velha ou em nova política porque sempre fizemos a boa política”. Com estas palavras dirigidas às cerca de 400 lideranças partidárias presentes, o presidente do PSDB-MG, deputado federal Paulo Abi-Ackel abriu o Encontro Regional Central realizado junto com a Etapa Mineira do Congresso Nacional do PSDB. Compareceram à reunião prefeitos e prefeitas, vices, vereadores e vereadoras, lideranças dos segmentos das Mulheres, da Juventude e do Tucanafro.

O evento, que aconteceu dia 21/11 em Belo Horizonte, contou com palestras sobre os grandes temas em discussão no Congresso Nacional do PSDB, que ocorrerá no dia 7 de dezembro, em Brasília. Cada um dos assuntos teve debatedores que abordaram as questões a partir de suas atuações nas áreas específicas.

Goiás
O presidente do PSDB Goiás, Jânio Darrot, deu as boas-vindas aos participantes do encontro estadual do partido. “Somos 1,4 milhão de filiados em todo o Brasil que estão se movimentando para que tenhamos um PSDB fortalecido para embates futuros”, destacou Darrot. “Trata-se de um ato partidário inédito no país, com objetivo de liderar um conjunto de ideais para um Brasil que tem demandas diferentes do que as de 10, 20 anos atrás”, completa.

O ex-governador José Eliton destacou a importância do debate nacional, que “se sobrepõe às bravatas, aos xingamentos”. A etapa goiana de preparação para o Congresso do PSDB aconteceu no dia 21/11, na capital Goiânia.

 

Temas relacionados:


X
08/12/2019