Ensino integral em Teresina é caminho para desenvolvimento, diz prefeita de Pelotas

Notícias - 08/03/2017

Brasília (DF) – Com o objetivo de estimular e enriquecer a educação, a prefeitura de Teresina (PI) iniciou a ação do modelo de ensino em tempo integral na rede pública municipal. Professores, pedagogos e diretores das unidades estão passando por uma série de oficinas, formações, pesquisas e reuniões sobre a nova metodologia, além de estudos específicos para a melhor condução do processo de ensino e aprendizagem. Governada pelo prefeito Firmino Filho (PSDB), a cidade já tem 18 escolas em preparação para atender alunos em jornada de tempo integral.

Desse total, são dez Centros Municipais de Educação Infantil e oito escolas de Ensino Fundamental. Duas creches também possuem berçário, recebendo crianças a partir de seis meses de idade.

Para a prefeita de Pelotas (RS), Paula Mascarenhas (PSDB), a iniciativa do tucano é muito importante no fortalecimento da educação e vem no sentido de fazer com que os estudantes adquiram mais conhecimento.

“Aplaudo a prefeitura de Teresina porque a educação é o meio mais eficaz de transformação, inclusão social e desenvolvimento humano. Temos que investir muito em nessa área e o ensino integral dá muito mais oportunidades para a criança se desenvolver, crescer, adquirir conhecimento. Elas vão ter mais do que simplesmente um currículo escolar, mas a oportunidade de fazer atividades de outros tipos na escola”, disse.

Além de apoiar a ação, a prefeita explicou que o ensino em tempo integral consta no seu programa de governo. Segundo a prefeita, o objetivo é iniciar esse processo em parceria com a Universidade Federal de Pelotas em uma escola localizada na periferia.

“Na cidade de Pelotas são 340 mil habitantes e 88 escolas. É um projeto de longo prazo, mas a gente quer iniciar e inclusive já definimos essa escola que fica numa zona bem pobre e atende muitos alunos. Como a universidade quer implantar um colégio de aplicação e nós queremos começar o turno integral, vamos nos unir para fazer esse projeto e depois a ideia é ir ampliando aos poucos para toda a rede”, destacou.

Com a implantação dessas escolas em Teresina, mais aulas, esporte e atividades culturais e de lazer estão sendo incorporadas ao planejamento pedagógico. Além disso, a carga horária anual será ampliada de 800 para 1.600 horas/aula, refletindo diretamente no aprendizado dos estudantes.

Segurança

Na avaliação de Paula Mascarenhas, a iniciativa também é positiva para pais e mães que trabalham fora ou que não têm recursos para pagar alguém que cuide dos filhos. “Além de ser um desenvolvimento maior para a criança, que fica num ambiente saudável e de conhecimento, evidentemente que para os pais é uma tranquilidade. Muitos não podem trabalhar por uma questão de segurança ou falta de dinheiro. Lá, os filhos estarão sendo estimulados, é um crescimento mais completo e mais integral”, completou.

A tucana explicou ainda que pretende conversar com o prefeito Firmino Filho para se apropriar e debater sobre a formação dos professores. Ela ressaltou que esse “intercâmbio” será interessante, já que as duas cidades fazem parte da mesma organização, a Comunitas.

“Teresina e Pelotas são apoiadas pelo Comunitas, que tem feito muita diferença em vários projetos inovadores. Além de ser do mesmo partido, são cidades que pertencem ao mesmo grupo, que é uma organização de empresários que apoia governos pluripartidários, que queiram fazer gestões inovadoras”, disse.

X
08/03/2017