Era PT levou Brasil a ter a pior produtividade desde a década de 1950

Imprensa - 27/07/2016

fabrica_brasilOs equívocos cometidos pelos governos do PT na gestão da economia fizeram com que a produtividade brasileira alcançasse o pior índice desde a década de 1950. Um trabalhador nacional, hoje, produz quatro vezes menos do que um dos EUA – na década de 1980, essa relação era de dois para um.

Os problemas que dificultam o aumento da eficiência se devem, principalmente, pelo chamado Custo Brasil, representado pela elevada carga tributária, pelo excesso de burocracia e pela má qualidade da infraestrutura. O quadro foi destacado em reportagem do jornal O Estado de S.Paulo do último dia 17.

De acordo com a matéria, a insuficiência de ferrovias e as condições precárias de rodovias fazem com que qualquer eficiência conseguida dentro da fábrica seja oprimida pelos custos logísticos. Além disso, a elevada taxa de juros desestimula projetos de expansão e melhorias de eficiência pelas fábricas instaladas no país, o que dificulta a concorrência com o mercado internacional.

Para o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB-PB), a situação está começando a ser revertida, em razão das realizações da nova equipe econômica. Na avaliação do tucano, a gestão atual tem apresentado sugestões de reforma administrativa. “Existem algumas propostas que tratam um pouco esse panorama. Uma delas é a limitação dos gastos públicos, que é um dos nossos gargalos e está sendo proposta pela nova equipe econômica, além de outros projetos de reforma. Não se tem credibilidade com um governo que trabalha com a mentira, enganação e disfarce das contas, são incompatíveis. O governo atual trabalha com a verdade e está escancararando as dificuldades que o país atravessa para recuperar a confiança de investidores e empresários”, ressalta Pedro Cunha Lima.

Clique aqui para ler a íntegra da matéria.

X
27/07/2016