“Estaremos com o Brasil crescendo em 2017”, diz senador tucano sobre projeção do PIB
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou nesta quinta-feira (9) que a economia brasileira vai crescer no primeiro trimestre deste ano e a atividade econômica vai ganhar força nos próximos meses. A declaração foi dada durante uma palestra para executivos da Caixa Econômica Federal, em Brasília.
De acordo com matéria do jornal O Estado de S.Paulo, a previsão do governo para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) permanece em 1%. Segundo Meirelles, com as medidas já adotadas, a economia poderá ainda crescer a um ritmo “de cerca de 2%” no último trimestre de 2017 em relação ao ano passado.
Para o senador Dalírio Beber (PSDB-SC), mesmo com o caos econômico deixado pelos 13 anos de governos petistas, as medidas adotadas pelo atual governo permitiram frear a queda e projetar a longo prazo o crescimento da economia de forma sustentável. “Foram anos de desacerto na política econômica que, infelizmente, levou o Brasil a esse caos, com mais de 12 milhões de brasileiros desempregados. No entanto, a aprovação da emenda constitucional que fixa o teto de gastos públicos já foi uma sinalização concreta, dirigida para a sociedade e ao setor produtivo, de que o governo estava disposto a adotar medidas ainda que impopulares para fazer com que o caos econômico fosse vencido”, pontuou o parlamentar.
O tucano acredita que não faltará, no Congresso Nacional, o apoio necessário para que sejam criados todos instrumentos para a retomada do crescimento do país e criação de empregos no país. “A reforma tributária e da previdência, e a modernização das relações do trabalho sinalizam mais claramente essa disposição do governo de fazer com que esse conjunto de medidas propicie a retomada do desenvolvimento econômico sob a ótica da geração de emprego e renda. Para que isso aconteça, é necessária essa sinalização positiva ao setor empresarial brasileiro e, por isso, o ministro da Fazenda está coberto de razão quando sinaliza que, no último trimestre de 2017, já estaremos com o Brasil crescendo em torno de 2% ao ano”, disse.
O senador acredita ainda no crescimento de 3% do PIB em 2018. E daí pra frente, em 2019 e 2020, um crescimento ainda maior para permitir a recuperação, em menor espaço de tempo, dos indicadores que o Brasil já desfrutou”, destacou Dalírio Beber.
Clique aqui para ler a íntegra da matéria.