Ex-governador do DF, petista Agnelo Queiroz ficará inelegível por 8 anos
O ex-governador do Distrito Federal Agnelo Queiroz (PT) vai continuar inelegível por 8 anos. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por unanimidade, decidiu nesta terça-feira (7) manter a pena ao petista, acusado de desviar dinheiro de propaganda institucional do governo para benefício da própria campanha à reeleição, em 2014.
Segundo reportagem do G1, o TSE considerou Agnelo o único responsável pela campanha irregular e afastou a inelegibilidade e as multas de R$ 30 mil impostas para o resto da chapa. O ministro relator, Henrique Neves, enfatizou em seu relatório que Agnelo “abusou” do poder político por estar no comando do Palácio do Buriti. A irregularidade foi classificada como “uso indevido de meios de comunicação social”.
O processo teve início no TRE e foi motivado por uma ação da coligação União e Força, da qual o ex-candidato Jofran Frejat (PR), que também disputou o cargo de governador em 2014, fazia parte. A denúncia era que o site do governo do DF e a página oficial o Facebook realizaram “publicidade institucional vedada de serviços não essenciais”.
O petista ainda pode recorrer da decisão.
Clique aqui para ler a íntegra da matéria no G1.