Expedito Júnior continua em crescimento nas pesquisas ao governo de Rondônia, diz Ibope

Notícias - 20/09/2018

O candidato do PSDB ao governo de Rondônia Expedito Júnior ampliou sua vantagem na última pesquisa de intenção de voto realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) com eleitores do estado. Além da vantagem em primeiro turno, o tucano também lidera nas projeções de segundo turno realizadas contra dois oponentes ao Palácio Rio Madeira.

Em primeiro turno, Expedito Júnior aparece com 32% da preferência do eleitorado roraimense. Antes, ele tinha 30%. Na sequência, vem Acir Gurgcz (PDT), que caiu de 15% para 14%. Maurão de Carvalho (MDB) tem 12% das intenções voto. Brancos e nulos somam 19%. Outros 10% afirmaram não saber ou optaram por não responder à pesquisa eleitoral.

No levantamento espontânea, quando o pesquisador somente pergunta ao eleitor em quem ele pretende votar, sem apresentar a relação de candidatos, o tucano foi o preferido de 17% dos questionados. Ao todo, 812 eleitores foram ouvidos pelo Ibope entre 14 e 16 de setembro.

Na simulação de segundo turno, Expedito Júnior também aparece na frente. Contra Gurgcz, o tucano levaria a melhor com 53% da escolha nas urnas. No embate contra Carvalho, o candidato do PSDB também apresenta uma ampla vantagem na preferência: 50% contra 26% do emedebista.

O nível de confiança desta pesquisa Ibope de intenção de votos é de 95%. Isso quer dizer que existe uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro, que é de três 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa foi encomendada pela Rede Amazônica. Este é o segundo levantamento do Ibope realizado no estado depois da oficialização das candidaturas na Justiça Eleitoral e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-05366/2018 e no Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) sob o número RO-00295/2018.

Reportagem Danilo Queiroz


X
20/09/2018