Fábio Sousa busca reeleição para a Câmara dos Deputados

Notícias - 10/09/2018

Com um histórico linear na política, o deputado federal Fábio Sousa (PSDB-GO) busca a reeleição para a Câmara Federal no pleito eleitoral deste ano. Natural de Goiânia, o tucano é formado em Gestão Pública, História e Teologia, é pastor e jornalista registrado. Iniciou sua trajetória política em 2004, já foi vereador, deputado estadual duas vezes seguidas e é autor de diversos livros.
Aos 22 anos, Fábio Sousa foi eleito o vereador mais bem votado de Goiânia, sua cidade natal. Dois anos depois, em 2006, foi eleito deputado estadual com mais de 28 mil votos e, em 2010, foi reeleito com quase 38 mil votos.

Na Assembleia Legislativa, exerceu diversos cargos de importância, como a Presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e a primeira vice-presidência. Idealizou e presidiu também a CPI de combate à pedofilia e a exploração sexual infantil.

Apresentou e aprovou diversos projetos importantes para a população goiana e relatou tantos outros, como a Adequação Constitucional, que deu um novo texto à Constituição do estado.

Em 2014, foi eleito deputado federal com 82 mil votos. Na Casa, foi autor de diversos projetos, entre eles a proposta que proíbe o BNDES de bancar obras no exterior e o projeto que permite a dedução de despesas com medicamentos e material escolar do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF).

Em 2017, o tucano propôs a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara para investigar a falta de tratamento contra o câncer pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e as denúncias de desvios de recursos na área. De acordo com informações apresentadas pelo próprio deputado, a cada 10 brasileiros que procuram terapia contra a doença pelo SUS, quatro não são atendidos.

O deputado também expôs a situação de diversos estados brasileiros, que não possuem sequer um equipamento de quimioterapia ou radioterapia, enquanto outros mantêm os seus encaixotados por meses.

O parlamentar apresenta diariamente o programa Nossa Gente na Fonte TV e é radialista há 18 anos. É também autor de vários livros como: “Um chamado à santidade” e “Oi Deus, sou eu”, voltados ao público cristão; “Mediocridade”, de poesia e “Ideias e Ideais”, com cunho político.

Entre os diversos prêmios conquistados, está o Prêmio Campeão de Votos 2004 – oferecido pelo Instituto Nacional Municipalista e pela União Nacional de Vereadores, no Congresso Nacional.

Atualmente, é titular da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC), de três comissões especiais e suplente das comissões de Ciência e Tecnologia (CCTCI), da Reforma Política e do Estatuto de Defesa do Torcedor.

*Reportagem: Clarissa Lemgruber

X
10/09/2018