FGV aponta aumento do crescimento da confiança do consumidor pelo terceiro mês consecutivo

Imprensa - 25/07/2016

supermercado_02072012_credj.freitas.abr_A confiança do consumidor aumentou pelo terceiro mês seguido. O indicador, medido pela Fundação Getúlio Vargas, subiu 5,4 pontos de junho para julho, passando de 71,3 para 76,7 pontos. O índice avançou porque melhoraram as avaliações dos consumidores sobre a situação atual e sobre os próximos meses. O deputado federal pelo PSDB de Pernambuco, Betinho Gomes, atribui a retomada da confiança dos brasileiros à nova gestão do país.

“Eu acho que a qualidade técnica da equipe econômica tem ajudado muito, porque permitiu segurança ao empresariado e isso aumenta a confiança de todo mundo, da sociedade de maneira geral. Quando um governo começa a ter credibilidade, a população tende a confiar no que está sendo feito. E isso reflete também no aumento do consumo, na perspectiva dos investimentos. Então, isso é, sem dúvida nenhuma, reflexo dessa confiança maior do que se tinha antes no governo da presidente Dilma”, declarou o parlamentar.

Utilizado no cálculo do ICC, o Índice da Situação Atual (ISA) subiu 1,0 ponto em julho, atingindo 65,7 pontos, o maior desde março passado. Já o Índice de Expectativas (IE) subiu 8,2 pontos, atingindo 85,3 pontos, o maior desde dezembro de 2014 (87,2). O levantamento de julho coletou informações de 1.943 domicílios, entre os dias 1 e 20 de julho.

X
25/07/2016