Formar para Renovar: ITV inicia em São Paulo capacitação de pré-candidatos tucanos às eleições de 2020

Formação de novas lideranças, com renovação dos quadros partidários, é um movimento desafiador para o PSDB e foi estabelecido como estratégia prioritária para o ITV – o centro de estudos do PSDB. A afirmação foi feita pelo coordenador-executivo do Instituto, Betinho Gomes, durante a abertura da primeira rodada do curso de formação para pré-candidatos tucanos às eleições municipais de 2020, na sexta-feira (26/07), em São Paulo.
“O PSDB protagoniza os grandes debates nacionais, como as reformas da Previdência e tributária. Ao mesmo tempo, investe na sua base, na formação de novos quadros, especialmente, os que pretendem disputar eleições”, disse.
O encontro em São Paulo é o primeiro de uma série programada para acontecer, até novembro deste ano, em outras nove capitais. “Teremos muita movimentação a partir de agora. Estamos programando debates, outras rodadas deste curso, além de cursos online”, adiantou Betinho.
Reestruração
“O PSDB está, de forma profissional, qualificando seus quadros. Temos aqui pré-candidatos muito fortes de todo o estado de São Paulo. São pessoas que vão fazer parte da reestruturação do partido”, completou o presidente do PSDB-SP, Marco Vinholi. “Vamos avançar. Temos a missão de reeleger e eleger novos prefeitos no interior e na nossa capital”, disse, citando o exemplo da reeleição de Bruno Covas à Prefeitura de São Paulo.
Mulheres e jovens
O novo presidente do ITV-SP, Flávio Amary, garantiu que o trabalho do Instituto no estado vai priorizar a formação das mulheres e dos jovens. Segundo ele, essa é uma orientação dada, inclusive, pelo governador João Doria. Outro objetivo, adiantou, é levar o curso de formação para pré-candidatos às cidades do interior do estado, aproveitando a força partidária garantida por mais de 200 prefeitos tucanos atualmente no cargo.
“Vamos levar os conceitos do novo PSDB, sem esquecer a lembrança histórica do partido. Contem comigo para trazer as mulheres e os jovens e para termos bons candidatos a prefeito e vereador”, completou Amary.
Também presente ao encontro, o presidente do diretório do PSDB na capital, Fernando Alfredo, destacou a importância da formação política para pré-candidatos. Disse ainda que pretende reproduzir o curso na capital tão logo seja formada a chapa tucana de candidatos à Câmara Municipal. “E queremos que 50% dessa chapa sejam mulheres”, afirmou.
Parceria com o CLP
Com o lema “Formar para Renovar“, o curso para pré-candidatos é uma parceria do ITV com o CLP – Centro de Liderança Pública. Na sexta, o participantes cumpriram dois módulos da formação: “Marketing Político – novos modelos de campanha”, ministrado pelo publicitário Moriael Paiva; e “Partidos em novas realidades e diferentes desafios”, comandado pelo cientista político Humberto Dantas.
A turma, formada por 50 pré-candidatos, seguiu no sábado (27/07) com mais dois temas importantes para as eleições do próximo ano: as prioridades para as áreas de gestão e planejamento, que foram detalhadas pelos gestores Eduardo Pádua e Bruno Bondarovsky; e os dilemas éticos da política, abordados pelo historiador Vinicius Muller.
Fotos: Dennys Willian