Fundos imobiliários sinalizam retomada do setor

Após sofrer com um movimento fraco entre 2013 e 2015, os fundos imobiliários já começaram a mostrar sinais de recuperação, numa retomada do setor. De acordo com o índice Ifix, que reflete o desempenho dos fundos mais negociados, esse tipo de aplicação rendeu em média 32% no ano passado. Em 2017, o retorno acumulado já soma um pouco mais de 10%. O deputado federal Adérmis Marini (PSDB-SP) afirma que os resultados são frutos do resgate da credibilidade do Brasil.
“Eu acho que a retomada da credibilidade que o Brasil vem avançando nos últimos meses. E a gente já sente a confiança da população em voltar a investir. A partir do momento que a população, os investidores retomam essa confiança no país, consequentemente, vai gerar mais negócio, vai investir, voltar a fazer investimentos de valores maiores no ramo imobiliário.”
Na cidade de São Paulo, o prefeito João Doria (PSDB) anunciou, no mês abril, que pretende vender ou leiloar mais de mil imóveis públicos sem uso na capital paulista para criar um fundo imobiliário com os recursos arrecadados. De acordo com o jornal Estado de S. Paulo, o projeto faz parte do plano municipal de desestatização. Adérmis Marini aponta como o setor é importante para a economia paulista.
“São Paulo depende. São Paulo é um canteiro de obras e com a retomada desses investimentos da população, e principalmente, na confiança de voltar a investir no país, São Paulo e o Brasil todo vai ser beneficiado e aí a economia volta a crescer. É um conjunto de ações, que vêm sendo tomadas com a aprovação de reformas importantes para o Brasil avançar.”
A volta dos rendimentos atraentes nesse segmento está diretamente relacionada a sinais recentes de retomada da economia, como o ciclo de redução da taxa básica de juros, a Selic, iniciado em outubro de 2016. Os fundos imobiliários são uma alternativa mais barata para quem deseja investir em imóveis. O investidor pode lucrar com a valorização das cotas na bolsa — em alguns casos, a aplicação mínima é de apenas R$ 100.