“Nosso governo fortalecerá o setor sucroenergético”, afirma Ana Amélia em Sertãozinho

Notícias - 23/08/2018
Foto: Gabriel Arais

A relevância do setor sucroenergético na economia brasileira foi destacada pela candidata a vice-presidente da República, senadora Ana Amélia. Ela visitou, nesta quinta-feira (23), a Fenasucro & Agrocana, em Sertãozinho (SP), maior polo mundial de tecnologia voltada para o segmento. Ao comentar os planos da chapa presidencial liderada pelo tucano Geraldo Alckmin, a gaúcha afirmou que o governo fortalecerá o Renovabio e fará ações para corrigir deficiências na logística.

“Toda cadeia produtiva do setor sucroenergético é genuinamente brasileira. Com boas políticas públicas e gestão competente, podemos retomar o crescimento desse setor e gerar empregos. O Renovabio, por exemplo, é um programa inovador. Geraldo Alckmin e eu estamos dispostos a consolidar e fortalecer esse programa, fazendo dele um norte para tornar o Brasil mais competitivo e exemplo para todo mundo no plano de sustentabilidade”, disse. 

O Renovabio é uma política de Estado voltada para o desenvolvimento dos biocombustíveis para diversificar matriz energética brasileira, garantindo a segurança no fornecimento de energia e reduzindo as emissões de gases causadores do efeito estufa. 

Atualmente, a participação dos derivados da cana na matriz energética brasileira alcança 17%. Ana Amélia destacou que o setor sucroenergético brasileiro deu uma resposta ao mundo sobre crescimento com sustentabilidade, substituindo o combustível fóssil por combustível renovável. 

– Investir nesse setor é gerar renda para o País. As inovações feitas por pesquisadores brasileiros estão ganhando o mundo. O rotor de turbina para produzir energia a partir da queima do bagaço da cana-de-açúcar está sendo exportado para Alemanha, que gerará energia queimando lixo –  exemplificou.

Durante a visita à Fenasucro & Agrocana, Ana Amélia estava acompanhada pelos de Sertãozinho, Zezinho Gimenez, e de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira. A feira é referência em tecnologia e intercâmbio comercial entre usinas e profissionais de todo o mundo. O evento reúne toda a cadeia de produção do setor em um mesmo local, contemplando desde o preparo do solo, plantio, tratos culturais, colheita, industrialização, mecanização, aproveitamento dos derivados, armazenamento, transporte até a industrialização do produto final e sua distribuição.

Assista aqui o vídeo.


X
23/08/2018