Brasil precisa de medidas corajosas para reverter graves problemas sociais, defende tucano

Com o crescimento da população urbana, questões como a violência e a falta de emprego assolam diariamente a população das grandes cidades brasileiras. Segundo especialistas que participaram nesta segunda-feira (20) de audiência pública na Comissão Senado do Futuro (CSF), o trânsito, a segurança, a moradia e o desemprego são os principais problemas dos grandes centros urbanos do país.
Um dos pontos discutidos na audiência foi a questão do trânsito consumir muito tempo dos trabalhadores, afetando a saúde física e mental das pessoas. De acordo com especialistas, o tempo gasto nos deslocamentos interfere diretamente na qualidade de vida da população.
Na avaliação do deputado federal Rodrigo de Castro (PSDB-MG), o governo federal deve atuar diretamente no combate a esses problemas para conseguir tirar o país da crise. Segundo ele, as questões são prioritárias para a melhora da qualidade de vida da população.
“Hoje, o problema de trânsito afeta a todos, especialmente as periferias e não há investimento em transporte coletivo de massa. O déficit habitacional também só aumenta. São quatro pontos que há muito tempo já deveriam ter sido priorizados por diferentes governos mas ainda não foram e, por isso, a vida das metrópoles apresenta enormes desafios, transtornos e dificuldades, especialmente para os mais carentes”, afirmou.
Os quatros pontos discutidos na audiência do Senado não só estão presentes, mas são prioridades do plano de governo do presidente nacional do PSDB e candidato à Presidência da República, Geraldo Alckmin.
De acordo com o candidato, o objetivo primordial de seu governo é voltar a gerar empregos à população e, assim, retomar a confiança e investimentos para alavancar a economia. “Essa é a questão central. Vamos ter o Cadastro Único e ampliar o Bolsa família. Aumentar a oferta de emprego para, rapidamente, retomar a atividade econômica. A economia vai crescer forte, com mais investimento. Precisamos de confiança para isso”, afirmou.
Para Rodrigo de Castro, são necessárias medidas corajosas que consigam reverter o quadro e, consequentemente, ofertar mais oportunidades aos brasileiros.
“O desemprego é estrutural, muito acentuado pela crise e provocado pelo governo do PT. Temos que ter medidas de alguém com conhecimento profundo desses temas, alguém já testado e que, ao mesmo tempo, consiga montar uma boa equipe e fazer a grande mobilização que o Brasil precisa, e esse nome é Geraldo Alckmin”, disse.
Segurança pública
Um dos maiores problemas enfrentados pelo Brasil é a falta de segurança pública. O país tem 1/3 das 50 cidades mais violentas do mundo. Em 2016, foram mais de 63 mil assassinatos. Na agenda de Alckmin, é prioritário também o combate ao tráfico de drogas e de armas, unindo as inteligências das Forças Armadas, da Polícia Federal, da Abin e criar uma Guarda Nacional a fim de combater a questão.
“Esse tema tem de ser prioridade do governo. Na segurança pública, nós temos um verdadeiro massacre que atinge majoritariamente os jovens pobres de periferia. Temos de combater veementemente e estabelecer metas para isso”, completou Rodrigo de Castro.