Gestores se reúnem em defesa das políticas voltadas à cultura

Na próxima segunda-feira (28), o presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac) de Maceió (AL), Vinicius Palmeira, participa de uma reunião entre os gestores integrantes do Fórum Nacional de Secretários de Cultura das Capitais e Municípios Associados e do Fórum Nacional de Secretários de Estado da Cultura. O encontro começa às 14 horas, na Biblioteca Nacional de Brasília, localizada na Esplanada dos Ministérios.
A ação conta com o apoio do prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB).
Segundo o gestor da Fundação e atual presidente do Fórum Nacional de Secretários de Cultura das Capitais e Municípios Associados, Vinicius Palmeira, os integrantes vão discutir o atual cenário das políticas públicas voltadas à cultura no Brasil.
“Os fóruns dos gestores de cultura das capitais e dos estados se reúnem pela primeira vez em Brasília na próxima semana. Criamos um documento com temas comuns que aborda, por exemplo, a o contingenciamento financeiro aplicado na área da cultura”, disse o presidente.
Ainda de acordo com Palmeira, o documento será apresentado ao atual ministro da Cultura no dia seguinte. “Na terça-feira, encontraremos o ministro Sérgio Sá Leitão para discutirmos juntos o futuro e o destino do próprio Ministério da Cultura”, afirmou.
Antes do encontro com o ministro Sérgio Sá Leitão, que também ocorrerá na Biblioteca Nacional de Brasília, às 11h, os integrantes dos dois fóruns participarão de uma segunda reunião conjunta. Para Vinicius Palmeira, a mobilização dos gestores em defesa das políticas voltadas à cultura é extremamente necessária.
“Será com certeza a maior ação em defesa da cultura no país neste ano. Acreditamos que a nossa unidade fará com que os caminhos da cultura continuem abertos e a gente possa trabalhar em novos desenvolvimentos. Atualmente, a situação é muito precária e há uma certa inércia e paralisação de programas nacionais que queremos reativar. Estamos apostando muito nessa reunião, que evidencia a mobilidade nacional dos gestores de cultura”, enfatizou o presidente.
*Com informações do Portal da Prefeitura de Maceió.