Goldman entrega marginais e viadutos da Anhanguera no trecho de Campinas
Obras totalizam investimento de R$ 80,5 milhões
São Paulo (13) – O governador Alberto Goldman entregou nesta quinta-feira as pistas marginais entre os quilômetros 92 e 98 da Via Anhangüera (SP 330), em Campinas, juntamente com o Secretário dos Transportes, Mauro Arce. Ao longo desse trecho também foram construídos 21 viadutos, duas pontes, duas passarelas e quatro pontos de ônibus, totalizando investimento de R$ 80,5 milhões.
Executadas pela concessionária AutoBan, sob fiscalização da ARTESP, as obras foram viabilizadas pelo Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo. Essas ampliações da malha viária estadual beneficiam cerca de 800 mil habitantes da região de Campinas, em especial os moradores dos bairros São Bernardo, Vila Industrial, Vila Teixeira, Parques Via Norte 1 e 2, Vila Boa Vista, Jardim Garcia, Vila Padre Manoel da Nóbrega, Jardim Londres, Jardim Campos Elíseos, Parque Universitário, Jardim Mario Rosa e Campo Grande. “Ela separa o transporte interurbano e urbano do transporte de longa distância, das grandes rodovias. Enfim, um transporte local”, ressaltou o governador.
Ao reordenar o tráfego local, que agora poderá ser feito pelas pistas marginais, as obras garantem melhor fluidez e segurança para os cerca de 66 mil veículos que circulam pelas pistas norte e sul desse trecho diariamente. Iniciadas em maio de 2006, estão sendo entregues dentro do prazo contratual e durante sua execução foram gerados 300 postos de trabalho diretos.
Detalhamento das obras
* Implantação de 12 quilômetros de pistas marginais, entre o km 92 e o km 98
As novas marginais possuem duas faixas de tráfego em cada sentido e ligam a região sul à região norte de Campinas.
* Implantação de 4 viadutos no km 93,4
Os dois viadutos nas pistas marginais, um no sentido interior e outro no sentido capital, passam sobre a Avenida das Amoreiras e foram liberados ao tráfego assim que concluídos para possibilitar a construção dos dois viadutos da pista expressa da Via Anhangüera (sentido interior e capital). Esses últimos estão sendo liberados nesta quinta-feira.
A nova configuração permitirá à administração municipal a duplicação da Avenida das Amoreiras, que faz a ligação da área central de Campinas com a região Sudoeste, onde estão localizados os bairros Jardim Campos Elíseos, Parque Universitário e Jardim Mario Rosa.
* Implantação de 2 viadutos no km 94
Os viadutos estão localizados nas pistas marginais, um no sentido interior e outro no sentido capital, sobre a Rua Ituverava. Ambos já estão em operação.
* Implantação de 4 viadutos e um retorno no km 95
Foram construídos dois viadutos sobre a linha férrea nas pistas marginais e dois nas pistas expressas da Via Anhangüera, em ambos os sentidos (interior e capital). Nesse local também foi implantado um retorno da pista marginal sentido capital para a pista marginal sentido interior. Os viadutos nas marginais já estão em operação e hoje serão liberados os viadutos das pistas expressas.
* Implantação de 2 pontes no km 95,6
As pontes localizadas em ambos os sentidos das marginais passam sobre o Córrego Piçarrão e já estão liberadas ao tráfego.
* Implantação de 4 viadutos no km 95,8
Os dois viadutos nas pistas marginais (sentidos interior e capital) passam sobre a Avenida John B. Dunlop e já estão em operação. A partir de hoje serão liberados ao tráfego dois viadutos nas pistas expressa da Via Anhangüera. A nova configuração permitirá que administração municipal realize a duplicação da Avenida John B. Dunlop, que liga a área central de Campinas com a região Noroeste, conhecida como Região do Campo Grande.
* Implantação de 1 viaduto de retorno no km 96,4
Este viaduto permitirá o retorno da pista marginal sentido interior para a pista marginal sentido capital. A obra está em andamento e deve ser concluída até setembro deste ano.
* Implantação de 4 viadutos no km 97,1
Os viadutos nas pistas marginais e expressas em ambos os sentidos passam sobre a Avenida Gaspar Bertoni e já estão liberados ao tráfego.
* Implantação de 1 viaduto no km 97,5
Este viaduto será liberado para o tráfego hoje passagem para pedestres.
* Implantação de 1 viaduto ferroviário no km 97,6
O viaduto ferroviário passa sobre as pistas expressas e marginais da Via Anhangüera e já está liberado ao tráfego.
* Implantação de passarelas
Foi construída uma nova passarela no km 94,6 e totalmente reformada a passarela existente no km 92,9.