Governador Simão Jatene e embaixador do Líbano no Brasil discutem parcerias
As relações comerciais, econômicas e culturais entre Pará e Líbano estiveram em pauta durante encontro entre o governador Simão Jatene e o embaixador libanês no Brasil, Joseph Sayah. A reunião ocorreu na tarde desta segunda-feira (14), no Palácio do Governo, em Belém, e teve a presença do presidente do Clube Monte Líbano, Makram Douraid Said, entre outros representantes da comunidade, e da coordenadora de Relações Internacionais do Governo do Pará, Larissa Chermont.
A partir do fim do século XIX o Brasil recebeu um grande contingente de imigrantes libaneses, a maior parte do fluxo migratório em direção às regiões Norte e, principalmente, Sudeste. Os primeiros libaneses chegaram ao Pará atraídos pelo ciclo da borracha e, além de Belém, se deslocaram para os municípios de Cametá, Marabá, Altamira, Breves, Prainha, Monte Alegre, Alenquer, Santarém, Óbidos, Soure, Maracanã e Abaetetuba, entre outros.
Estima-se que cerca de 200 mil descendentes de libaneses vivem em solo paraense. O estado abriga a quinta maior comunidade libanesa no Brasil, atrás de São Paulo, Minas Gerais, Foz do Iguaçu (PR) e Rio de Janeiro. “O Pará é um estado que se destaca não só pelas belezas naturais, mas por todos aqueles que aqui nasceram ou o escolheram como sua terra. Os libaneses também fazem parte dessa mistura que enriquece a nossa cultura”, destacou Simão Jatene.
“A comunidade libanesa credita na força do Brasil e na do Pará. Queremos cada vez mais fortalecer não só as relações sociais, mas econômicas e comerciais com o estado. Estamos empenhados a ajudá-lo a crescer e desenvolver cada vez mais”, destacou o embaixador Joseph Sayah.
O embaixador está na capital paraense em virtude da comemoração do 73º ano da independência do Líbano, celebrado em 22 de novembro. A cerimônia será na noite desta segunda, na sede do Clube Monte Líbano, em Belém. Simão Jatene será um dos homenageados pela comunidade árabe em função da atuação à frente do governo do estado para o intercâmbio, formação e desenvolvimento comercial nos municípios paraenses com forte comunidade libanesa.
Também participaram do encontro o presidente da Federação Libanesa do Pará, Joel Bitar, e demais membros da instituição e da diretoria do Clube Monte Líbano: Cesar Mattar, Carlos Xerfan e Kamal Hojeij.
*Do portal do governo do Pará