Em fórum de governadores, Azambuja e Marconi defendem ação integrada

Notícias - 02/06/2017

Nos últimos dois dias, gestores que integram o Fórum do Consórcio de Governadores do Brasil Central (CBrC), em Palmas, em Tocantins, discutiram propostas de trabalho do Projeto de Turismo para o Brasil Central com incentivos ao fomento e à comercialização de roteiros integrados. Os tucanos Marconi Perillo (Goiás) e Reinaldo Azambuja (Mato Grosso do Sul) estiveram no encontro. São projetos de integração do turismo de aventura e do ecoturismo cuja meta é incrementar a divulgação com mais publicidade e difusão de roteiros integrados para a venda de pacotes turísticos. O governador do Mato Grosso, Pedro Taques (PSDB), também integra o fórum.

Os governadores definiram ainda que vão comprar de forma conjunta os medicamentos, oferecidos pelos estados, na tentativa de reduzir as despesas e  custos. Também foi aprovada a entrada do estado do Maranhão no Consórcio, que tem a proposta de promover os estados membros na elaboração de estratégias conjuntas de desenvolvimento. Além dos tucanos, participaram das reuniões os governadores de Rondônia, Maranhão, Tocantins e Distrito Federal.

Importância

Presidente do Fórum do Consórcio de Governadores do Brasil Central (CBrC), o governador Marconi Perillo destacou a importância dos debates, antecedidos por uma reunião em Brasília para definir as prioridades que devem ser tratadas pelos secretários de Planejamento e de Fazenda.

“Já há uma parametrização das alíquotas dos principais produtos dos estados. Vamos agora trabalhar para colocar em vigor. Este será o primeiro mercado comum efetivo do Brasil, será uma espécie de Mercosul do Brasil”, afirmou Marconi.

O governador Reinaldo Azambuja ressaltou o peso dos estados da região nos números do PIB divulgados pelo IBGE. “O grande destaque foi a agropecuária. E a força dela está no Brasil Central. São esses estados que têm sido a alavanca para a sustentabilidade do País”, disse ele.

Em seguida, Azambuja afirmou que: “O consórcio é um modelo de integração regional. O Brasil não pode ser pensado individualmente. Quando pensamos regionalmente nós ganhamos muito em competitividade. Esses estados, com certeza, vão salvar o País. Esta região tem sido o esteio do Brasil”.

Resultados
Perillo citou alguns pontos que considera motivos para se comemorar. “A redução de 1% na taxa de juros do país, que foi para 10.25/ano; o crescimento de 1% do PIB [Produto Interno Bruto] brasileiro no primeiro trimestre deste ano, algo que não ocorria há três anos; e a queda da inflação. Esses fatos precisam ser comemorados”, enfatizou.

Já Azambuja lembrou a necessidade dos estados não trabalharem isoladamente e, sim, em uma integração regional. “Não tenho dúvida de que, nos avanços do alinhamento das pautas de interesse dos estados, como as alíquotas de ICMS, está muito próximo de a gente conseguir uma unificação. Criando uma competitividade muito importante”, destacou.

Avanços
A partir destas reuniões, os prefeitos também participaram das discussões. A proposta é que sejam escolhidos municípios para a realização de projetos-pilotos, com ações de interesse comum dos municípios que compõem os estados-membros do Fórum.

A próxima reunião do Fórum dos Governadores do Brasil Central 2017 está marcada para o mês de setembro, em Campo Grande (MS).

*Clique aqui para ler a reportagem completa e aqui para obter mais informações.

 

X
02/06/2017