Governo autoriza repasse de R$ 19 milhões para vacinação contra febre amarela em cinco estados

O Ministério da Saúde liberou um repasse de R$ 19 milhões para a intensificação de vacinação contra a febre amarela. Recursos autorizados pelo órgão serão destinados a municípios da Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo – locais que tiveram surtos da doença. Já são 144 mortes confirmadas em razão da doença no país.
O deputado federal Domingos Sávio (PSDB-MG) considera importante a medida do governo federal para proteger a população. “É importantíssimo que seja feita essa vacinação em massa, especialmente nas regiões onde já há indícios de maior risco, até com casos já comprovados, mortes, como é o caso aqui de Minas Gerais. É claro que, além de disponibilizar essas vacinas – que o Ministério da Saúde, o governo federal, estão fazendo -, é importante que a Secretaria de Estado da Saúde e as secretarias municipais tenham uma ação coordenada para levar a população aos postos de saúde e dar o atendimento adequado para que a população vacine.”
Minas Gerais vai ter o maior número de municípios que serão beneficiados, recebendo mais de 55% do montante do Ministério da Saúde. Na lista divulgada no Diário Oficial da União, aparecem 366 cidades mineiras. Apesar da boa notícia, o deputado Domingos Sávio lamenta a situação atual do estado e cobra mais ação do governo mineiro.
“Me preocupa porque eu não tenho visto em Minas uma mobilização mais intensa por parte das autoridades do estado. Acho que o assunto é muito sério. Nós não podemos correr o risco de uma epidemia ou de uma migração da febre amarela para as áreas urbanas. É algo muito preocupante.”
Como medida de segurança, o Ministério da Saúde recomenda a vacinação, se possível, com dez dias de antecedência para pessoas que tenham viagem marcada para zonas consideradas de risco: Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo. A partir do ano que vem, crianças também devem ser inseridas no plano de vacinação nacional contra a doença.