Governo de Goiás entrega R$ 5 milhões em fomentos para pesquisadores

Imprensa - 08/08/2016

Marconi Perillo nega ter liga√ß√µes com Carlinhos CachoeiraO governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), e a presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Maria Zaira Turchi, entregam, às 9 horas desta terça-feira (9), fomentos para pesquisadores de Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIs), sediadas em Goiás, contemplados em convênios estabelecidos pela Fundação com parceiros nacionais e internacionais.

O valor total previsto no desenvolvimento das pesquisas é de R$ 5 milhões, sendo que parte do recurso será liberada a partir desta semana. A solenidade será realizada no 10º andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia.

Serão entregues recursos para projetos de pesquisadores doutores contemplados em três chamadas públicas realizadas pela Fapeg, por meio da parceria estabelecida pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) com o British Council e com os Conselhos Britânicos de Medicina (Medical Research Council – MRC) e de Biotecnologia e Ciências Biológicas (Biotechnology and Biological Sciences Research Council – BBSRC) – todos no âmbito do Fundo Newton.

Também serão entregues fomentos para pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), por meio de convênio estabelecido entre Fapeg, Embrapa Arroz e Feijão, Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) e Fundo para o Desenvolvimento da Pecuária em Goiás (Fundepec).

As pesquisas abrangem diversas áreas do conhecimento, incluindo agropecuária e produção de alimentos; água, saneamento e energia; expansão das fronteiras energéticas e aspectos sociais; doenças negligenciadas; e a medicina aplicada no desenvolvimento da dança.

As propostas fomentadas pela Fapeg contemplam dois pontos previstos no Plano de Ação do Inova Goiás: a inovação e a internacionalização. “São ações diretamente ligadas ao investimento em pesquisa e desenvolvimento em áreas estratégicas para o desenvolvimento do Estado. Beneficiam, ainda, o intercâmbio de pesquisadores e a parceria com entidades internacionais, no propósito do Goiás Sem Fronteiras”, analisa a presidente da Fapeg, Zaira Turchi.

*Do portal do governo de Goiás

X
08/08/2016