Governo de MG é exemplo
para outros Estados na gestão
Segundo especialistas, transparência e inovação do Estado são modelo
Segundo especialistas, transparência e inovação do Estado são modelo
Belo Horizonte (20) – A 3ª edição do Caderno de Indicadores – Gestão para a Cidadania, de responsabilidade do Escritório de Prioridades Estratégicas, do governo de Minas Gerais, recebeu a avaliação de especialistas de diversas áreas de atuação. Entre os fatores destacados estão a transparência, exemplo a ser seguido por outros estados, e a inovação.
“Minas Gerais dá exemplo quando publica anualmente um material organizado como o Caderno de Indicadores. A divulgação dos dados para o cidadão é algo extremamente importante. O Caderno permite que o Estado mostre os rumos que ele está tomando com relação a suas políticas públicas e ações”, destaca Letícia Piccolotto, diretora-executiva da Fundação Brava, entidade que apoia projetos de gestão pública.
Pesquisador em Educação, Cláudio Moura Castro observa que o Caderno traz indicadores de áreas relevantes como a social. “O Estado que quiser melhorar a política social tem que apresentar bons números. O grande diferencial do Caderno de Indicadores do Governo de Minas é que ele traz indicadores sociais de forma detalhada”. O pesquisador enfatizou ainda que a publicação é um estudo imprescindível para quem acompanha políticas públicas sociais.
A metodologia de avaliação de indicadores é reflexo do amadurecimento das estratégias de avaliação dos resultados das políticas estaduais desde 2003 e permite o monitoramento do desempenho dos programas e projetos implementados pelo Estado, bem como contribui para a identificação de pontos de ajuste e aprimoramento.
Diretor da Macroplan Consultoria, José Paulo Silveira, ressalta que o Caderno representa o rompimento com um vício da Administração Pública de se referir aos seus programas apenas como meio. “Posso afirmar que no Brasil não há nenhuma publicação tão organizada como o Caderno e que ressalte os números alcançados de forma tão transparente”, disse Silveira.
Em 2011, os 108 indicadores estão alinhados ao novo modelo de gestão do Governo de Minas, a Gestão para a Cidadania. Nesse novo modelo de gestão, estruturado em redes, o governo se reorganiza para alcançar, com a ativa participação da sociedade, 10 desafios que focalizam a contínua ampliação do bem-estar, das capacidades e oportunidades dos cidadãos mineiros.
Fonte: Governo de Minas – Foto: Paula Sholl