Governo de MS constitui comitê para refugiados, migrantes e apátridas

O governo do Mato Grosso do Sul, administrado por Reinaldo Azambuja (PSDB), dá posse na sexta-feira (11) ao Comitê Estadual para Refugiados, Migrantes e Apátridas no Estado de Mato Grosso do Sul (Cerma/MS). A solenidade acontece durante o 1º Colóquio “Desafios e Perspectivas das Migrações Hoje”, a partir das 13h30, na Escola do SUAS/MS “Mariluce Bittar”, em Campo Grande, e contará com a palestra da representante do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), Izabel Marques.
O Cerma tem como objetivo oferecer orientação e capacitação aos agentes públicos sobre os direitos e os deveres dos solicitantes de refúgio, dos refugiados, migrantes e dos apátridas e promover ações e coordenar iniciativas de atenção e de defesa, entre outras ações. A iniciativa se junta a outras conduzidas pelo governo estadual para atender a essa população, como aulas de português oferecidas pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS).
A secretária de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho do estado, Elisa Cleia Nobre, afirma que a definitiva implantação do comitê e a posse de seus membros demonstra o compromisso do governo do Mato Grosso do Sul em suprir uma demanda atual da sociedade. “É uma situação que ocorre e que cada vez mais está ao nosso lado. Não podemos e não vamos fechar os olhos para a situação dessas pessoas que a cada dia desembarcam em nossos municípios buscando novas perspectivas”, relata.
Dados da Polícia Federal estimam que há hoje no estado uma população de 13 mil estrangeiros.
* Com informações do PSDB-MS