Governo destina R$ 5 milhões ao Ministério da Saúde para transporte de órgãos

Saúde - 25/08/2016

fab (1)O governo do presidente em exercício Michel Temer vai repassar, por meio do orçamento do Ministério da Saúde, R$ 5 milhões anuais para o transporte de órgãos destinados a transplantes no país. O valor será utilizado para assegurar que pelo menos um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) seja reservado exclusivamente para esta atividade, como informa matéria publicada nesta quinta-feira (25) pelo jornal O Globo.

O termo de execução descentralizado (TED) que definiu a destinação da verba foi assinado nesta quarta-feira (24) e vale até 2019, podendo ser renovado.

O transplante de órgãos foi mais um setor negligenciado pelo governo da presidente afastada Dilma Rousseff. Em 5 de junho, o próprio jornal O Globo revelou que a FAB se recusou a transportar 153 órgãos entre 2013 e 2015, anos em que a petista ainda ocupava o cargo de presidente da República. Um dia após a publicação da reportagem, Temer editou um decreto que obriga a FAB a disponibilizar uma aeronave para o transporte de órgãos.

Desde então, a FAB já transportou 47 órgãos. Em apenas 85 dias, esse total já é o dobro da quantidade de órgãos transportados pela Aeronáutica durante todo o ano de 2015.

Clique aqui para ler a matéria do jornal O Globo.

Temas relacionados:

X
25/08/2016