Governo divulga calendário de saques do FGTS inativo de 2017
A Caixa Econômica Federal divulgou, nesta quarta-feira, o calendário de saques das contas inativas do FGTS, que devem ser autorizados a partir do dia 10 de março. Os pagamentos serão efetuados entre março e julho deste ano, e o cronograma seguirá as datas de aniversário dos beneficiários. Apenas os trabalhadores que pediram demissão ou que foram demitidos por justa causa até 31 de dezembro de 2015 terão direito à retirada do dinheiro. O governo federal estimou, no ano passado, que mais de 30 milhões de brasileiros podem recuperar o saldo do FGTS. O senador José Aníbal, do PSDB de São Paulo, afirma que o país conta com os efeitos positivos dessa medida, e enumera os benefícios que a liberação das contas inativas levará ao trabalhador.
“Injeta um pouco mais de R$ 30 bilhões na economia que, certamente, vão ser utilizados para pagar uma dívida ou realizar um consumo importante para a família. Um recurso que vai, com muita capilaridade, entrar na economia no Brasil inteiro e animar o consumo, a recomposição de estoques”, declarou.
A permissão para o saque das contas inativas do FGTS chegou em boa hora para muitos beneficiários, como a contadora Jéssica Magalhães, de 24 anos. Ela pretende resgatar o dinheiro parado na conta há mais de um ano para investir na casa própria e antecipar o pagamento de algumas contas essenciais.
“Eu fiquei muito feliz quando soube da notícia de poder resgatar o dinheiro do FGTS das contas inativas, porque coincidiu com o ano que eu rescindi meu último contrato de carteira assinada, que foi em novembro de 2015. Era um dinheiro com o qual eu não estava contando, e que vai me ajudar muito a antecipar o pagamento de algumas contas e investir também na minha casa. Eu comprei um apartamento, e esse dinheiro vai servir para antecipar algumas prestações ou então comprar alguma mobília”, disse.
Para reforçar os atendimentos, a Caixa Econômica vai abrir as agências também aos sábados. Todas as informações oficiais sobre o FGTS estão disponíveis no site do banco.