Rio Grande do Sul: aulas suspensas e ações integradas para contenção do COVID-19

O governador Eduardo Leite divulgou nesta segunda-feira (16/03) novas medidas que serão adotadas no Rio Grande do Sul para contenção da epidemia de coronavírus. A principal delas é a suspensão das aulas na rede pública a partir da quinta-feira, 19, com recomendação para que a ação seja seguida pela rede particular.
Também o recadastramento de servidores aposentados e pensionistas será adiado por 120 dias. O objetivo é evitar que as pessoas que fazem parte do grupo de risco sejam submetidas as exposições desnecessárias. Servidores com mais de 60 anos e grávidas, na ativa, estão autorizados trabalhar em sistema de home-office. Já funcionários da saúde que estejam de férias serão chamados para retornar às atividades.
“Repito: não há motivo para pânico. O governo está atuando com serenidade e firmeza para enfrentarmos essa situação e superarmos esse momento. Se retardarmos a velocidade da disseminação do vírus, teremos capacidade para atender todas as pessoas que evoluam para um caso mais grave”, disse o governador em pronunciamento feito pelas redes sociais.
“Não podemos esperar que não teremos casos de Covid-19 no RS. Mas podemos diminuir o contato social entre as pessoas, diminuindo a exposição ao vírus e, assim, avançará mais lentamente”, acrescentou o governador com base em estudos realizados pelas equipes da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag).
Nesta segunda-feira e nos próximos dois dias, a rede estadual fará reuniões para se preparar para que essa suspensão ocorra com o mínimo transtorno possível aos alunos e aos pais e para programar como as escolas operarão durante a paralisação. Nesse período, as escolas vão passar orientações sobre prevenção para pais e alunos.
O governo também ressalta que, neste período de duas semanas, os alunos receberão tarefas para serem feitas em casa e que, por enquanto, não está prevista a antecipação das férias.
Além disso, o governo do Estado fará reuniões com representantes municipais, do setor de transportes e da iniciativa privada para que sejam adotadas medidas em todas as instâncias de forma a evitar aglomerações e deslocamento simultâneo de muitas pessoas em ambientes públicos e/ou coletivos.
Vigilância e serenidade
“Estamos atuando com vigilância e serenidade e não hesitamos em tomar medidas drásticas. Mas vamos fazê-las de acordo com a necessidade no nosso Estado. Repito: não há motivo para pânico e correria. Manteremos a normalidade, apenas com redução de exposição, menor circulação em espaços compartilhados, especialmente de grandes grupos em ambientes fechados, procurando cuidar de nós mesmos para protegermos os outros, principalmente os dos grupos de risco. Por isso, é fundamental a prevenção a partir da chamada etiqueta respiratória e da higienização frequente dos locais”, ressaltou o governador.
O governo do Rio Grande do Sul tem adotado medidas para combate ao COVID-19 desde que a epidemia teve início na China. Na última semana, foi publicado decreto com orientações para que os servidores não façam viagens ao exterior e interestaduais, a fim de restringir a circulação do coronavírus.
Ações conjuntas
Considerando a chegada do outono e do inverno, Eduardo Leite entrou em contato com os governadores de Santa Catarina e do Paraná para que ações nos três estados sejam pensadas em conjunto. “Os três Estados do Sul costumam ter um inverno bastante rigoroso, com propagação de doenças respiratórias, e também têm um perfil demográfico bastante semelhante. Faz sentido que estejamos trabalhando em conjunto”, afirmou.
Leite também conversou com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e uma visita dele ao Estado está sendo organizada para ainda esta semana, com a participação dos governadores Carlos Moisés (SC) e Ratinho Júnior (PR).
Confira o pronunciamento do governador Eduardo Leite sobre as novas medidas de contenção do COVID-19 no Rio Grande do Sul
Anúncio de novas medidas para enfrentarmos a chegada do #coronavírus #Precaução #Prevenção #Positividade #Proatividade 🌎❤️🦠🚫
Publicado por Eduardo Leite em Segunda-feira, 16 de março de 2020