Governo lança ferramenta para melhorar cotação de preços em licitações públicas

Uma nova ferramenta do Ministério do Planejamento vai permitir a comparação de valores para licitações públicas. O Painel de Preços é uma iniciativa online lançada esta semana, que ainda permite armazenamento e análise na aquisição de bens e contratação de serviços gerais para a administração pública. O objetivo da plataforma é estimular o controle social das compras feitas pelos órgãos da administração federal. Para o deputado federal Adérmis Marini (PSDB-SP), o projeto é essencial neste momento de recessão econômica.
“Vai proporcionar o que? Que a população tenha mais acesso, dar mais transparência e que o objetivo principal seja fazer compras, principalmente com preços mais adequados para benefício da população. E economia, ainda mais nesse momento que nós estamos vivendo, é mais do que necessária. O Brasil precisa realmente desse choque de gestão”, disse o tucano.
Ao lançar a plataforma, o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, não fez estimativas de quanto o sistema pode gerar economia para a administração federal. No entanto, ressaltou os gastos da gestão anterior: somente em 2016, foram R$ 49 bilhões em compras de bens pelo governo, e mais R$ 40 bilhões em contratação de serviços. Na avaliação do deputado federal Rodrigo de Castro (PSDB-MG), faltou cuidado nos gastos públicos por parte dos governos do PT.
“Qualquer ação no sentido de dar mais transparência e informação ao cidadão é útil não só para a administração, mas também para a sociedade. Um dos problemas do Brasil foi o excesso de gasto público, e principalmente, a má utilização desses recursos. Além dos casos de corrupção, a gente via muitas falhas gerenciais que hoje prejudicam muito o andamento dos programas e o próprio governo. E esse é um retrato do que era a realidade nossa”, disse Castro.
O painel disponibiliza dados e informações de compras públicas homologadas no Sistema de Compras do Governo Federal – Comprasnet – em 2015, 2016 e 2017. Além de órgão da administração pública federal direta, estão no Comprasnet alguns órgão estaduais e prefeituras. O Painel de Preços, no entanto, pode ser utilizado por qualquer gestor e pelos cidadãos, independente de estarem cadastrado no Comprasnet.