Governo vai anunciar programa de assistência social à primeira infância

Saúde - 16/08/2016

Nos próximos dias, o presidente em exercício Michel Temer deve anunciar um novo projeto social que, com orçamento de R$ 2 bilhões, será voltado para assistência à primeira infância. O programa Infância Feliz deve beneficiar as famílias adeptas do Bolsa Família e que tenham filhos de até três anos de idade. O deputado federal Izalci (PSDB-DF) destaca a importância da educação nos primeiros anos de vida da criança.

“O governo tem muitas alternativas de poder realmente fazer mais parcerias e poder ajudar mais a população. Principalmente, aquela que mais necessita, aquela que precisa realmente de trabalhar. E desenvolver realmente a educação infantil de uma forma que possa melhorar a qualidade da educação. Porque o desenvolvimento cognitivo da criança acontece exatamente na educação infantil. Essa questão da educação infantil é uma necessidade presente. Talvez seja uma das maiores demandas do país”, disse.

O objetivo do programa é reforçar a atuação do governo na área social. Além disso, a iniciativa traça um paralelo entre a gestão em exercício e o governo afastado. O deputado Izalci Lucas lembra que os programas de assistência social no Brasil já tinham sido criados no governo FHC, e que o que o PT mais fez para o setor foi investir em publicidade, como dizer que os adversários do PT atacariam os projetos.

“Como aconteceu com o próprio Bolsa Família, que o governo disse que seria uma das iniciativas que seriam comprometidas, seria o Bolsa Família. E o que o governo fez foi exatamente agora é reajustá-lo. Todos os programas do PT, na realidade, foram programas já iniciados no governo Fernando Henrique [Cardoso] pela dona Ruth [Cardoso] – foi uma das pioneiras de tudo isso. O que o PT fez foi mais no sentido de comunicação. Ele usou um marketing muito forte, implementou mais recursos”, declarou Izalci.

O programa é inspirado nos moldes do programa Primeira Infância Melhor, executado pelo governo do Rio Grande do Sul, e criado quando o atual ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, era secretário de Saúde do estado. A atuação de vários ministérios também estará envolvida, com o objetivo de fortalecer ações de cuidados com gestantes, crianças e núcleos familiares, com visitas de agentes treinados para orientações.

X
16/08/2016