Governo vai fazer cruzamento de CPF para identificar fraudes em programas sociais

Notícias - 25/08/2016

bolsa_familia_0O governo federal vai fazer um cruzamento dos CPFs de beneficiários de programas sociais com a Receita Federal para identificar possíveis irregularidades. A medida será tomada para passar um “pente-fino” entre as pessoas que recebem recursos desses programas. Em um dos primeiros resultados da análise feita no programa Bolsa Família feito pelo governo do presidente em exercício Michel Temer, foram levantados indícios de fraudes cometidas por cadastradores do programa, que estão associadas a desembolsos no valor de cerca de R$ 100 milhões, como revela reportagem publicada nesta quinta-feira (25) pelo Valor Econômico.

O deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE) destaca a importância do decreto com as mudanças no sistema de distribuição dos benefícios.

“A decisão do presidente Michel lado a lado com os ministros de fazer uma revisão, com certeza vai garantir e atestar maior transparência e economia no nosso país. Não somente a Receita Federal, mas os próprios ministérios, possui mecanismos para fazer os cruzamentos de dados em relação a todos esses programas. O que se observa é que há, em determinados casos, desperdícios de recursos por falta de um controle, de avaliação, de se fazer uma auditoria desses programas”, afirmou.

O deputado Raimundo Gomes de Matos defende o afastamento definitivo do governo Dilma para o funcionamento da economia e programas sociais brasileiros.

“A gente percebe que já não existe mais nenhuma mobilização dos seguimentos organizados da população brasileira defendendo a permanência. Como também foi por água abaixo todo aquele discurso afirmando que se tratava de golpe. O afastamento da presidente Dilma irá trazer sim, como já está tendo reflexo, trazendo benefícios para o país, uma normalidade no funcionamento das instituições, fortalecimento dos poderes e a recuperação da credibilidade do país.”

As informações foram divulgadas esta semana pelo ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira. Ele informou, ainda, que esse processo de avaliação dos programas irá trazer informações sobre a eficiência, a efetividade e qualidade de gastos.

Clique aqui para ler a íntegra da reportagem do Valor Econômico.
X
25/08/2016