Governo vai instalar computadores em áreas públicas
Até o final do ano, o governo quer instalar 3.500 terminais de computadores em locais de grande concentração pública, como prefeituras, rodoviárias e estações de metrô. A iniciativa faz parte do Programa Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesec), que vai disponibilizar, gratuitamente, durante 24 horas, via internet, as informações e os serviços públicos. Também estará garantido o acesso a serviços privados, mediante a compra de cartões, nos próprios locais, onde estiverem instalados os terminais.
Ao fazer o anúncio hoje, o ministro das Comunicações, Pimenta da Veiga, informou que a instalação dos primeiros terminais está prevista para agosto próximo e que na primeira etapa serão atendidas as capitais e as cidades com mais de 200 mil habitantes. Segundo ele, estão assegurados no orçamento deste ano R$ 54 milhões para o projeto. O ministro definiu mais este desdobramento do Gesec como “um passo importante para a busca obcessiva para universalizar a internet“.
Pimenta da Veiga informou que na próxima semana será publicado no Diário Oficial da União a minuta do edital de licitação para consulta pública relativa à contratação da implementação do projeto. Explicou que o critério de escolha é pelo menor preço, para um contrato de 36 meses, que pode ser renovado por mais 24 meses. De acordo com o ministro, qualquer empresa ou consórcio pode participar da licitação, desde que comprove patrimônio líquido ou capital social integralizado igual ou superior a R$ 5 milhões.