Ibope: Antonio Anastasia continua em franca ascensão rumo ao governo de Minas Gerais

O candidato do PSDB ao governo de Minas Gerais Antonio Anastasia demonstra cada vez mais força rumo ao segundo turno. Nova pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) com eleitores mineiros e divulgada na quinta-feira (27/09) mostrou que o candidato tucano subiu dois pontos percentuais, enquanto o segundo colocado do levantamento recuou um ponto.
O levantamento coloca Anastasia com 35% da preferência do eleitorado mineiro. Já o atual governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, que tenta a reeleição pelo PT, caiu para 21% das intenções de voto. A comparação é com a pesquisa divulgada pelo instituto em 17 de setembro, quando a diferença entre os dois candidatos na corrida ao Palácio da Liberdade. No levantamento anterior os números foram: Anastasia 33%; Pimentel, 22%.
Segundo o instituto, 17% dos mineiros entrevistados manifestaram a intenção de votar em branco ou anular a participação nas urnas. Outros 10% disseram ainda não saber em quem votarão em 07 de outubro. Fernando Pimentel segue como o candidato do governo com maior índice de rejeição, 36%. Além disso, 48% dos entrevistados classificaram a gestão do petista como “péssima” ou “ruim”.
O Ibope também simulou uma eventual disputa de segundo turno entre o Anastasia e Pimentel, apontando nova vantagem para o tucano. Neste cenário, o candidato do PSDB teria 43% das intenções de votos e desbancaria o petista, que ficaria com 26%. A pesquisa foi encomendada pela Rede Globo e tem margem de erro de 3 pontos porcentuais, para mais ou para menos.
Para esta pesquisa, o Ibope ouviu 2002 eleitores de 114 municípios de Minas Gerais entre 24 e 26 de setembro. O levantamento do instituto está registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) sob o número MG-05657/2018 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-07651/2018.
Confira o cenário levantado pelo Ibope:
Antônio Anastasia (PSDB): 35%
Fernando Pimentel (PT): 21%
Romeu Zema (Novo): 8%
Adalclever Lopes (MDB): 3%
João Batista Mares Guia (Rede): 2%
Claudiney Dulim (Avante): 1%
Dirlene Marques (PSOL): 1%
Jordano Metalúrgico (PSTU): 1%
Alexandre Flach (PCO): 0%
Brancos/nulos: 17%
Não sabe: 10%
Reportagem Danilo Queiroz