Idealizada por Bauer, Lei da Lactose entra em vigor em 2017

Saúde - 27/12/2016

Agora é lei. A partir do dia 1º de janeiro, a indústria alimentícia do país será obrigada a informar, no rótulo das embalagens, os consumidores sobre a presença, na composição dos alimentos, da lactose, tipo de açúcar presente no leite e seus derivados. A conhecida Lei da Lactose teve origem no PLS 260 de 2013, criado pelo líder do PSDB no Senado, Paulo Bauer (SC). O parlamentar tucano afirma que a ideia surgiu devido ao aumento no número de pessoas com intolerância à lactose no país. A proposta, que originou a lei, menciona que, em um dos estudos, é considerado que 50% da população brasileira, no mínimo, são afetados por essa condição. A lactose é o açúcar presente no leite e nos derivados de laticínios, como no queijo e na manteiga. Para Bauer, a medida assegura a essas pessoas mais qualidade de vida, sem qualquer aumento de despesa para o governo ou indústria.

“A partir de agora, daqui a poucas semanas, nós teremos em todos os produtos alimentícios informado se aquele produto contem ou não lactose. Como a lactose é algo que causa problemas para quem tem intolerância, essa informação será muito importante para que essas pessoas não tenham desconforto, problemas de saúde, não estejam sujeitas a uma surpresa que lhes tirem a qualidade de vida por alguns dias sempre que ingerirem algum produto com lactose”, destacou.

Paulo Bauer explicou que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) poderá recolher nos mercados os produtos que não se adequarem à regra, no prazo de seis meses.

X
27/12/2016