iFHC: A verdade dos números do acervo

Instituto divulga dados sobre tratamento do acervo Presidente FHC

Notícias - 15/07/2009

São Paulo (15) – O Instituto Fernando Henrique Cardoso (iFHC), que realiza uma série de atividades a fim de cumprir os objetivos de preservação, acesso e divulgação do conteúdo do Acervo Presidente Fernando Henrique Cardoso, divulgou hoje os números referentes ao trabalho que foi desenvolvido até agora. Essas atividades são desenvolvidas por meio do projeto “Preservação, catalogação, digitalização e acesso ao Acervo Presidente Fernando Henrique Cardoso”, aprovado pelo Ministério da Cultura (inscrição no PRONAC 04-5808).

Por meio da Lei Rouanet, foram captados R$ 5.717.385,94, autorizados a serem utilizados a partir de fevereiro de 2007, para o financiamento de todos os trabalhos ligados tanto ao tratamento técnico,quanto ao de divulgação do Acervo, incluído programas educacionais e de História oral, além de mostras, seminários e publicações.

Diferentemente do que foi divulgado, grande parte deste trabalho já foi foi feita. Segue abaixo descrição das atividades realizadas até o presente momento:

1. Preservação, catalogação, digitalização e acesso ao Acervo Presidente Fernando Henrique Cardoso

a) Tratamento de documentos do Acervo, desde a sua limpeza e embalagem até a sua classificação e descrição em base de dados, compreendendo:

2.586 documentos audiovisuais
16.850 documentos iconográficos (fotos e negativos)
2.785 documentos sonoros
8.904 documentos textuais
2.013 objetos tridimensionais
4.331 livros

b) Digitalização já realizada dos seguintes documentos e respectivas empresas especializadas responsáveis pelos trabalhos (importa notar que todo o material digitalizado precisa ser integralmente revisto antes de estar pronto a ser exibido):

Documentos – Totais e responsáveis

Audiovisuais:
581 fitas Betacam (Procimar Cine Vídeo), 330 fitas Betacam-30 (Procimar Cine Vídeo),1.168 fitas VHS (Procimar Cine Vídeo).
 

Iconográficos:
7.158 ampliações fotográficas (Procimar Cine Vídeo), 255.000 fotogramas de filme negativo (Procimar Cine Vídeo), 2.267 imagens de charges (Procimar Cine Vídeo), 200 quadros (Ana Base Serviços e RCS Arte Digital), 300 gravuras (Ana Base Serviços e RCS Arte Digital)
 
Sonoros:
150 fitas Rolo (Procimar Cine Vídeo), 2.457 fitas K-7 (Procimar Cine Vídeo)
 
Textuais:
5.491 documetos de pequeno e médio formato, incluindo livros (Procimar Cine Vídeo)
 
Tridimensionais:
200 imagens de condecorações e medalhas (fotógrafa Carol Carquejeiro)

c) Edição, em 2007, do livro “Tempo e circunstância: a abordagem contextual dos arquivos pessoais”, referente à metodologia arquivística utilizada para o tratamento do Acervo. Detalhes sobre a obra estão disponíveis no site do iFHC.
 
d) Encadernação e restauro, por profissionais especializados, de 594 livros e contrato para mais 443 obras, a serem finalizadas ainda em 2009.
 
 
2. Diálogos com um presidente:
a) Implantação e desenvolvimento do programa, destinado a alunos do terceiro ano do ensino médio de escolas públicas e privadas, que assistem a palestras de Fernando Henrique Cardoso, debatem com o ex-presidente, sobre temas previamente escolhidos pelos alunos, e participam de visita guiada pelo iFHC, onde estão montadas mostras com documentos do Acervo. De 2007 até hoje foram realizadas 21 sessões. O material (textos, fotos e vídeos) relativo a elas está à disposição no site do iFHC.

3. História oral:
a) Programa que visa a contextualizar os documentos do Acervo, por meio de entrevistas com membros do governo de Fernando Henrique Cardoso. Dez entrevistas já foram gravadas e mais 40 devem ser gravadas até o final de 2009.
 
4. Seminários:
a) Em 2007, foi realizado o seminário internacional “Arquivos pessoais de titulares de cargos públicos: curadoria e tratamento técnico”, com a presença da comunidade arquivística interessada no tema. O material relativo ao evento (textos, fotos e vídeos) está à disposição no site do iFHC.
 
b) Está em andamento a organização de mais dois seminários a serem realizados ainda no segundo semestre de 2009.
 
5. Mostras:
a) No momento, estão montadas duas mostras no iFHC com documentos do Acervo:
• “FHCharges – irreverência e humor nos anos 1993 a 2002”, com reproduções de charges publicadas em jornais e revistas do País, além de obras originais.
• “Cartas ao Presidente”, mostra de correspondência endereçada a Fernando Henrique Cardoso, com exemplares de cartas de chefes de Estado e cartas do público geral.
Exemplos de documentos que compõem ambas mostras estão à disposição no site do iFHC.
 
b) Está em andamento a organização de outra mostra, sobre o governo FHC e o Acervo, com destaque para o Plano Real, a ser apresentada no segundo semestre de 2009.
 
Nota: a partir do mês de agosto de 2009, estará disponível no site do iFHC o “Portal do Acervo”, pelo qual será possível acessar versões digitalizadas de documentos do Acervo. A inserção de documentos no Portal será feita conforme evoluir a revisão e a indexação dos documentos digitalizados.



X
15/07/2009