Índice negativo da inflação é o primeiro em 11 anos

Notícias - 08/07/2017

A inflação recuou mais uma vez e os preços pagos pelo consumidor diminuíram 0,23% em junho, estimulados por três aspectos: orçamento familiar, os custos da alimentação, da moradia e do transporte. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O assunto é destaque neste sábado (8) em todos os veículos impressos.

O percentual de 0,23% é o menor , desde 1994, a partir do Plano Real, e o primeiro resultado negativo desde junho de 2006, quando o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) recuou 0,21%.
Com isso, o primeiro semestre do ano fechou em 1,18%, bem menos do que os 4,42% registrados em igual período do ano passado. Considerando-se os primeiros semestres do ano, é o resultado mais baixo da série.

Em relação aos últimos doze meses, o índice foi para 3,00%, abaixo dos 3,60% relativos aos doze meses imediatamente anteriores. Em junho de 2016, o IPCA foi 0,35%.
A deflação registrada em junho pode ser usado como argumento a favor de uma redução mais ampla de juros na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), no fim deste mês, segundo alguns analistas.

Segundo o presidente do Banco Central (BC) e do Copom, Ilan Goldfajn, as decisões sobre os juros continuarão a depender tanto da evolução dos preços e das condições da economia como das perspectivas da política fiscal e, portanto, da pauta de reformas, de acordo com O Estado de S. Paulo.

*Clique aqui para ler a pesquisa do IBGE.

Temas relacionados:

X
08/07/2017