Indústria cresce 1,4% em janeiro e interrompe 34 meses de retração

A economia brasileira vem, aos poucos, retomando seu rumo após recessão imposta ao país pelo governo da ex-presidente Dilma Rousseff. De acordo com matéria do portal G1, a produção industrial cresceu na maioria das regiões em janeiro. Em relação ao mesmo período do ano passado, a atividade das fábricas avançou 1,4%, interrompendo 34 meses seguidos de retração.
Segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira (14), dos 15 estados monitorados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), doze tiverem alta. Entre os que obtiveram melhor resultado, estão Pernambuco (14,1%), Espírito Santo (13,4%) e Mato Grosso (13,3%) – puxados pelos setores de produtos alimentícios, de metalurgia e de indústrias extrativas.
Por outro lado, conforme a pesquisa, a Bahia mostrou o pior desempenho: queda de 15,5% em relação a janeiro de 2016, pressionada pelos setores de coque (carvão mineral), de veículos automotores, de metalurgia e de indústrias extrativas. Também recuaram as atividades industriais do Rio Grande do Sul (-4,1%) e da região Nordeste (-2,9%).
Clique aqui para ler a íntegra da matéria.