Indústria naval enfrenta dívida bilionária por conta dos esquemas de corrupção

Notícias - 29/05/2017
Crédito: AGÊNCIA PETROBRAS 6/10/2013-Plataforma P-55 deixa o Estaleiro Rio Grande rumo ao campo de Roncador, na Bacia de Campos

Com uma dívida bilionária e mais de 50 mil funcionários demitidos, a indústria naval brasileira enfrenta uma das maiores crises da história. Do total de 40 estaleiros instalados em todo Brasil, 12 estão parados e o restante opera bem abaixo da capacidade. As produções estão sem encomendas, os caixas estão debilitados e com uma situação ainda mais grave: alguns dos sócios estão envolvidos na Operação Lava Jato. Os dados são do Sindicato Nacional da Indústria Naval, o Sinaval. Para o deputado federal Rocha (PSDB-AC) as delações da Lava Jato comprovam os esquemas de corrupção envolvendo o setor, que foram consolidados pelo governo do PT.

“O que aconteceu foi que houve uma apropriação dos recursos daquela que é a principal investidora da indústria naval brasileira – que era a Petrobras. Houve um sucateamento dentro da empresa e isso foi comprovado através das delações que foram muitas. Todas elas envolvendo a operação Lava Jato”, afirmou.

A estatal Sete Brasil – empresa brasileira de investimentos criada em 2010, com especialização em gestão de portfólio de ativos voltados para a exploração na camada pré-sal, foi constantemente citada na Operação Lava Jato. Segundo uma nova denúncia do Ministério Público Federal, o objetivo era que a empresa fosse uma filial do petrolão – o esquema de corrupção que desviou bilhões da Petrobras. Ainda de acordo com a denúncia, o projeto de corrupção era idealizado e coordenado por Pedro Barusco, João Carlos Ferraz e João Vaccari – ex-tesoureiro do PT, e condenado a 9 anos de prisão por corrupção. O deputado Major Rocha aponta como a indústria naval foi sucateada pelo governo do PT.

“A Sete Brasil foi uma empresa que foi constituída com capital público e privado, e que tinha o único objetivo que era arrecadar recursos dos fundos de pensão e depois roubar a Petrobras. Foi isso que aconteceu. Os fundos de pensão que investiram na Sete Brasil, na constituição do capital na Sete Brasil. Todos eles tiveram prejuízo gigantescos. Foi uma desarticulação com a participação do Vaccari – que era um dos mentores desse esquema, para saquear recursos dos fundos de pensão e mais que isso: para roubar dinheiro da Petrobras”, declarou o tucano.

A euforia de investimentos na área começou durante o governo Lula, com a descoberta do pré-sal pela Petrobras. A partir daí, estouraram projetos de novos estaleiros em todo o litoral brasileiro. Mas, com a Operação Lava Jato, que atingiu em cheio a Petrobras, queda no preço do petróleo e derrocada da Sete Brasil, a indústria naval brasileira desmoronou com uma sequência de cancelamentos de encomendas de embarcações.

X
29/05/2017