Indústria volta a crescer em janeiro, após 34 meses de retração

A produção da indústria brasileira em janeiro avançou 1,4% em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com matéria do portal G1, os números, divulgados nesta quarta-feira (1º) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), colocam fim aos 34 meses seguidos de queda do setor.
Mesmo com a melhora, a recessão deixada pelo governo da ex-presidente Dilma Rousseff fez com que a produção industrial acumulasse uma baixa de 5,4%. “Em termos de patamar, continua próximo do patamar que a indústria operava entre janeiro e fevereiro de 2009”, explicou André Macedo, gerente da Coordenação de Indústria do IBGE.
Segundo o G1, o avanço de 1,4% foi puxado, principalmente, pelo aumento de 12,5% na produção das indústrias extrativas (minérios de ferro, óleos brutos de petróleo e gás natural). Também contribuiu para o resultado positivo o acréscimo de 5,2% nas produções de veículos automotores, reboques e carrocerias; e de 18% em equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos.
Clique aqui para ler a íntegra da matéria.