Inflação é a menor no mês de outubro desde o ano 2000
Mesmo em patamares elevados, a inflação oficial do Brasil em outubro registrou o menor nível para o mês em 16 anos. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou em 0,26% no mês. Esse patamar é também o segundo menor do ano, atrás apenas do mês de setembro, que registrou taxa de 0,08%.
O deputado federal Duarte Nogueira (PSDB-SP) vê os números com otimismo. O tucano afirma que outras projeções já indicam melhora no cenário econômico do ano que vem, efeito dos primeiros trabalhos do governo Temer.
“A redução inflacionária é um bom indicador. Os indicadores do Banco Central e do próprio governo já apontavam uma inflação projetada para 2017 da ordem de 5% e um crescimento de 1,2% do PIB. E esses números estão se confirmando em função dos indicadores mensais, como o próprio Índice de Preços ao Consumidor Amplo.”
O deputado reconhece, porém, que a inflação ainda está muito acima da meta perseguida pelo Banco Central, de 6,5%. A previsão da instituição é a de que o país passe o segundo ano seguido com a taxa acima do teto. No mês de outubro, o aumento geral dos preços foi puxado principalmente pelo setor de transportes, impactado pelo valor dos combustíveis. Para Duarte Nogueira, essa é mais uma herança perversa deixada pelo PT, mas que pode ser superada pelos esforços da nova equipe econômica.
Outros gastos que também pressionaram os preços foram os alimentos e bebidas, gêneros de primeira necessidade. Apesar de registrarem deflação dos preços nos últimos meses, o efeito ainda ocorre em ritmo lento.