Inflação no país pode ficar abaixo da meta em 2017

Imprensa - 02/02/2017

07122011msantoseconomia007_1Com a volta dos trabalhos legislativos e a perspectiva de aprovação de projetos estruturantes no Congresso, economistas estão revendo suas projeções e já avaliam que a inflação poderá fechar esse ano abaixo da meta de 4,5%. É o que aponta um levantamento feito pelo jornal Valor Econômico.

De acordo com matéria publicada nesta quinta-feira (2), das 28 consultorias e instituições financeiras consultadas pelo jornal, nove acreditam na hipótese que não ocorre desde 2009, quando o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 4,31%. O motivo para as revisões seria também pelos últimos dados divulgados da inflação, que avançou apenas 0,31% em janeiro deste ano – menor alta para o mês desde 1994. O bom resultado foi puxado pelos setores de alimentação e serviços.

O deputado federal Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) também está otimista e acredita que não só a inflação ficará abaixo da meta, mas na retomada do crescimento do país. “As medidas que vêm sendo tomadas pelo governo são nesse sentido e também estou otimista. Sem as reformas estruturantes, principalmente, tributária, previdenciária e trabalhista, não haverá retomada da economia brasileira. Se fizer, o Brasil voltará a crescer e poderá chegar a mais de 5% no próximo ano”, disse o tucano, que também é economista.

Clique aqui para ler a íntegra da matéria.

X
02/02/2017