Inovação é ferramenta para transformar o Brasil, diz presidente da Comissão de Educação da Câmara

Notícias - 26/07/2017
Foto: Alexssandro Loyola

Após os primeiros seis meses na presidência da Comissão de Educação da Câmara, o deputado federal Caio Narcio (PSDB-MG) faz um balanço sobre os desafios do setor no Brasil. Para o tucano, o Brasil segue diagnosticando problemas elementares na área, como os salários ruins pagos aos professores e incorreções estruturais, que vêm desde o processo de alfabetização. Esses fatores, segundo o deputado, carregam até o ensino superior sintomas de estagnação, e paralisam a melhoria do ensino no país.

“O que se percebe é que não basta admitir as pessoas no ensino superior quando a qualidade não cresce. E aí, nós vemos todos os problemas pelos quais passam a educação e o desafio de tornar melhor a educação no Brasil. O ensino superior no Brasil tem um maior desafio na transformação imediata do país enquanto nação, no incentivo na formação de patentes, na palavra ‘inovação’, que não tem sido a prioridade”, declarou.

Caio Narcio ressalta a importante mudança proposta pelo governo na formação do ensino médio, que valoriza as aptidões e garante às futuras gerações uma educação mais especializada. No entanto, o presidente da comissão de educação reforça que o país precisa de inovação e que, para isso, deve valorizar as universidades públicas.

“A inovação é a grande ferramenta para transformar o país. Quando você cria um produto que não existe, e isso só ocorre dentro das incubadoras, das universidades, dos projetos de pesquisa, junto à prática. Então é necessário que se possa ter uma estratégia em torno das universidades, e que essa rede possa funcionar em conjunto”, disse.

O parlamentar garantiu serão de preocupação constante do colegiado temas concernentes aos desafios da educação brasileira atual, como o Fies, o Plano Nacional de Educação, os investimentos para a educação básica e a estrutura dos campi avançados de universidades que estão sem sede e organização sólida para funcionamento.

X
26/07/2017