João Doria anuncia 14 parques para concessão à iniciativa privada

O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta terça-feira (9) a lista dos 14 parques municipais que devem ser concedidos à iniciativa privada dentro do programa de desestatização da prefeitura. Entre os parques, estão o Ibirapuera, Aclimação, Anhanguera, Buenos Aires, Carmo e Trianon – considerados os mais caros para a administração paulista.
O prefeito esclareceu que a definição sobre o modelo de concessão e as contrapartidas ao gestor privado ocorrerão depois do recebimento de estudos que serão feitos e apresentados à Prefeitura por empresas e instituições interessadas em assumir os parques.
Segundo Doria, o acesso aos parques continuará gratuito à população. “O objetivo não é ganhar dinheiro, mas sim eficiência operacional na gestão dos parques municipais. É uma nova etapa na vida da cidade”, disse o tucano.
O secretário municipal de Desestatização e Parcerias, Wilson Poit, afirmou que esses 14 parques respondem por 40% do custo total de manutenção dos 107 existentes na cidade. Segundo ele, o gasto estimado chega a R$ 180 milhões por ano.
Poit esclareceu que a instituição que assumir o parque poderá obter retorno financeiro por meio de estacionamento, restaurantes e lanchonetes, rede de Wi-Fi e aluguel de bicicletas, entre outros serviços.
Os interessados terão 30 dias, a partir de hoje, para enviar os estudos para à prefeitura.
Clique aqui para ler a íntegra da matéria no jornal Estado de S. Paulo.