João Leite e Ronaldo Gontijo oficializam candidatura à Prefeitura de Belo Horizonte
João Leite e Ronaldo Gontijo já são oficialmente candidatos a prefeito e vice-prefeito de Belo Horizonte. O registro foi feito neste sábado (13/08), junto ao Cartório Eleitoral da Avenida do Contorno, bairro de Lourdes, pela Coligação Juntos por BH, formada pelos partidos PSDB, PPS, PP, DEM, PRB e PRTB. Também foram apresentadas as Diretrizes do Plano de Governo dos candidatos.
Humanizar a cidade e cuidar das pessoas. Essa é a base de todas as ações que integram o Plano de Governo. As propostas são resultado de estudos e diálogos com especialistas do setor público, gestores, representantes de entidades e comunidades de Belo Horizonte.
As Diretrizes foram divididas em três eixos estratégicos: Cidade Cuidadora, Cidade Dinâmica e Cidade Transparente. O Cidade Cuidadora é voltado aos serviços públicos e direitos sociais. Ele inclui ações voltadas à educação, saúde , habitação, prevenção à violência e às drogas, proteção aos idosos.
O Cidade Dinâmica contempla ações voltadas à melhoria do transporte e mobilidade, requalificação de espaços públicos, atração de investimentos, empreendedorismo, cultura, turismo, meio ambiente e sustentabilidade. E no eixo Cidade Transparente estão propostas voltadas para a melhoria da gestão e o combate à corrupção. Fazem parte ações de transparência, planejamento e contas públicas, corregedoria, novas tecnologias, gestão de processos, atendimento ao cidadão e avaliação de serviços.
Saúde e educação
Na área da Saúde, o foco prioritário está na REDE CUIDAR, sustentada em três pilares:
– O Monitoramento individualizado da saúde das pessoas, a partir de uma ferramenta que permite à prefeitura atuar ativamente na promoção da saúde individual, lembrando as pessoas da necessidade de marcação de exames, consultas de retorno e vacinação, conforme o perfil de cada usuário do sistema.
– Criação do Serviço de Transporte Interno em Saúde, garantindo melhor integração da rede municipal e o aperfeiçoamento da comunicação entre os equipamentos de saúde para o redirecionamento dos pacientes ao serviço de atendimento mais adequado a cada caso.
– A criação do Centro de Referência do Idoso nas regionais, com acompanhamento fisioterápico, psicológico, nutricional, físico, entre outros, de modo a responder com eficácia às doenças relacionadas à transição demográfica;
Também está prevista a universalização do Programa Saúde da Família. Para a educação está proposto a criação do Centro de Referência do Professor, um espaço virtual de capacitação e aprimoramento. Será implantado o Observatório da Educação Municipal, que permitirá à população ter acesso pela internet às informações da rede municipal por escola. A modernização do ensino com a inclusão de disciplinas voltadas à inclusão digital, como programação de computadores, também faz parte das propostas. Para isso, serão expandidos e modernizados os laboratórios de computação.
Se Liga!
Entre as propostas de João Leite para a Segurança estão a construção do Centro de Formação e Treinamento da Guarda Municipal, aquisição de armamento e aparelhos de rádio; a adoção do Dispositivo de Segurança Preventivo (Botão de Pânico) como reforço de medidas protetivas para vítimas de violência doméstica; e criação de um plano de proteção ao comércio, em conjunto com lojistas e a Polícia Militar de Minas Gerais.
Será implantado o Se Liga!, programa de intervenção estratégica e proteção social, para prevenir principalmente homicídios entre jovens em áreas com altos índices de criminalidade violenta. O programa prevê capacitação para os jovens, com foco na geração de empregos nos setores da economia criativa.
Faz parte das diretrizes para o Desenvolvimento Social a implantação de um programa de excelência esportiva focado nas famílias de baixa renda e crianças e adolescentes em situação de risco social. O Vilas Olímpicas na Vila prevê construção e melhoramento de estruturas esportivas e acompanhamento técnico em vilas, favelas e aglomerados.
Para a Habitação a ideia é criar o programa Casa da Gente voltado à regularização urbana e reforma popular de imóveis em vilas e favelas. As reformas serão feitas por meio do trabalho cooperativo. A comunidade, em mutirão, participa com a mão de obra. A Prefeitura entrará com o suporte técnico e parcerias para fornecimento de materiais de construção e sistemas de reaproveitamento de água da chuva e painéis de energia solar.
Mobilidade e economia criativa
Na área da Mobilidade, fazem parte das propostas a reordenação e ampliação de linhas entre bairros de uma mesma região. Também serão feitos estudos para a implantação do Tarifa Inteligente, com a adoção do Cartão BHBus Ilimitado. Por meio dele, a partir de um valor fixo mensal, o usuário poderá acessar livremente os ônibus do sistema municipal.
O uso de bicicletas como meio de transporte será incentivado, por meio do projeto Vou de Bike, com a reestruturação e expansão do sistema de ciclovias, ciclofaixas e implantação de vestiários e bicicletários. Também serão criados novos corredores de táxi lotação.
O desenvolvimento econômico de Belo Horizonte será promovido por meio do BH Economia Criativa. O programa prevê a criação de um centro de formação e desenvolvimento de áreas como empreendedorismo cultural, moda, gastronomia e tecnologia da informação. A ideia é produzir futuros talentos criativos, principalmente entre os jovens do programa Se Liga!
Será criada, também, a Agência Digital de Atração de Investimentos, com foco em áreas onde BH tem maior potencial de desenvolvimento; bem como a Governança Criativa, programa de fomento às startups voltadas a soluções específicas para o setor público.
João Leite também pretende ampliar o BH Digital, para o fornecimento de internet gratuita de qualidade em vilas e favelas, parques e praças.
Levar a coleta seletiva para novos bairros, expandir a cobertura das estações de monitoramento da qualidade do ar e adotar programas de arborização, jardins urbanos, hortas e pomares comunitários, fazem parte das propostas do candidato para a promoção da Sustentabilidade na cidade.
Observatório da Cultura
Por meio do Observatório da Cultura, a prefeitura vai acompanhar os projetos desenvolvidos por artistas, grupos e movimentos culturais para construção de parcerias na ampliação do financiamento para o setor. Será criado o Fórum Permanente de Cultura, para garantir o diálogo entre a prefeitura e o setor cultural. Também está prevista a criação do Prêmio BH de Cultura.
Transparência
João Leite pretende implantar o BH Transparente, programa de combate à corrupção. Por meio dele serão feitas auditorias permanentes em todos os processos licitatórios acima de R$ 1 milhão, com o relatório publicado no Portal da Transparência. Haverá uma área chamada de Orçamento Popular, no Portal da Transparência, onde os gastos da prefeitura poderão ser visualizados de maneira direta e em linguagem simples e acessível.
Com o projeto Prefeito na Regional, o prefeito irá dedicar um dia da semana a visitar equipamentos públicos de determinada região, para acompanhar o desempenho dos serviços prestados. Ao final das visitas, será realizada reunião aberta na sede da regional, em que a população poderá conversar com o prefeito sobre as questões regionais.
Será lançado o aplicativo Minha BH, que reunirá todos os sistemas da prefeitura, permitindo ao cidadão marcar consultas, solicitar vagas em escolas, consultar as linhas e horários de ônibus, acessar os serviços hoje disponíveis no BH Resolve Mobile.