João Leite firma compromisso com defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes
João Leite e o seu vice, Ronaldo Gontijo, estiveram na manhã desta terça-feira (30/08) no Encontro dos Movimentos de Defesa dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes de Belo Horizonte, realizado no Auditório da Associação Mineira do Ministério Público (AMMP). Os candidatos pela Coligação Juntos por BH (PSDB–PPS–DEM–PP–PRB–PRTB) participaram da abertura do evento e entregaram uma carta com os compromissos já firmados no plano de governo, que prevê ações voltadas para crianças e adolescentes da capital.
Algumas das propostas apresentadas são para a área de educação e consistem em estimular a participação e acompanhamento da gestão escolar, além de criar uma rede de apoio à formação de professores. Em seu plano de governo, João também defende a inserção de conteúdos de formação continuada, como empreendedorismo e cultura digital, na grade curricular dos alunos da educação básica, tendo por meta atingir, no IDEB, uma nota 6,4 para os anos iniciais e 5,4 para os anos finais até 2019.
O candidato a vice, professor Ronaldo Gontijo, enfatizou as ações apresentadas na carta compromisso assinada por João Leite e da importância de um fórum permanente para a discussão das questões que envolvem a defesa dos direitos das crianças e adolescentes.
“Não dá para governar, não dá para enfrentar a questão dos jovens e adolescentes sem termos um fórum permanente para mudarmos aquilo que não está dando certo e avançarmos com o que está funcionando”, afirmou Ronaldo Gontijo.
Propostas
O monitoramento individualizado da saúde de crianças de zero a seis anos faz parte das ações firmadas por João Leite. Com o programa Rede Cuidar, será possível acompanhar individualmente os prontuários das crianças, nessa faixa etária, que utilizam o sistema municipal de saúde, lembrando aos pais e responsáveis das consultas, exames e vacinas.
Outra proposta é universalizar a educação infantil e zerar o déficit de vagas hoje existente nas Unidades Municipais de Ensino Infantil. Com o programa “Se Liga!”, João irá fortalecer a proteção social, promovendo oficinas para jovens carentes com foco na geração de empregos e na prevenção de homicídios entre jovens em áreas com altos índices de criminalidade violenta.
*Do PSDB-MG